TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTITUCIONAL lei

Projeto de pesquisa: CONSTITUCIONAL lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Abordamos neste trabalho um interessante tópico absorvido pelo direito constitucional, a saber as normas constitucionais.

Como veremos, as normas presentes na constituição não possuem uma isonomia quanto a sua eficácia, existem degraus nesta capacidade de produzir efeitos práticos. Sendo que isso suscita grandes discussões e teorias acadêmicas, que serão objeto de nosso estudo ao longo deste trabalho.

É de fundamental importância o estudo da normatividade constitucional, enquanto efeitos práticos, ou seja, o que poderá produzir no mundo fático. Por este enredo trilharemos no estudo dos efeitos dessas normas através de sua eficácia e aplicabilidade.

A eficácia normativa terá uma especial ênfase e será abordada minuciosamente e pelo enfoque semiológico que abrangerá o pragmatismo (1) conexo à sintática e semântica.

Como dito anteriormente, é fundamental que alcancemos o objetivo de vislumbrarmos os efeitos práticos e efetivos das normas ou da sua letra. Tentar-se-á sair das abstrações científicas para se alcançar a aplicabilidade (latu sensu) dos preceitos constitucionais.

Ainda com respeito à problemática da eficácia, lançaremos mão do expediente didático da semiologia, sendo esta um poderoso instrumento para se tentar conceituar da maneira mais precisa esse tema..

Importante notarmos que Maria Helena Diniz prima pela exatidão de seus conceitos ao utilizar a semiologia enquanto estudo das significações literais de cada vocábulo em cada contexto. Ou seja a relação semiológica entre o sinal tem realmente um papel fundamental num ordenamento jurídico que possui preceitos escritos sob forma de vocábulos.

Portanto é bastante pertinente esse cuidado que a autora desprende e recomenda quanto o estudos mais aprofundados dos signos ou palavras em um corpo jurídico. Sob pena de enveredar-se por interpretações errôneas que levariam a um colapso do sistema jurídico.

Textos relacionados

A reprodução assistida e a responsabilidade perante as gerações futuras

PEC da impunidade 37, “Brasil Carinhoso” e corrupção: “Vem Sean Penn, vem!”

Viabilidade de contratação direta. Médico. Ausência de interesses para provimento de cargo por meio de concurso. Art. 25 da Lei nº 8.666/93

O direito ao desenvolvimento na esfera das Nações Unidas. ONU e o direito ao desenvolvimento

Teoria da reserva do possível

Teremos a oportunidade de analisar as três dimensões da semiose: a sintática, a semântica e a pragmática . Todos igualmente importante, sendo que esta última, a pragmática, revela uma importância distinta ao relacionar símbolos lingüísticos com indivíduos, onde a utilização de uma expressão contextualizada comunicacionalmente pode provocar uma alterações na estrutura de seu conceito.

Veja que isso é de uma subjetividade fascinante e que precisa ser alcançado pelos olhos dos operadores do direito, que são na verdade operados de signos ou símbolos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com