TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUMAXX CONSTRUCTION STUDY

Trabalho acadêmico: CONSTRUMAXX CONSTRUCTION STUDY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  7.754 Palavras (32 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 32

CONTEÚDO

RESUMO 03

INTRODUÇÃO 04

1.0 ESTUDO SOBRE A CONSTRUTORA CONSTRUMAXX 05

1.1 - CONTROLES DA OBRA E FORNECIMENTO DE SERVIÇO 07

1.2 - PRESERVAÇÃO DO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 07

2.0 ELEMENTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 09

2.1 O EMPREGO DO SISTEMA JUST IN TIME E MRP 11

2.1.1 - O JIT 12

2.1.2 - O MRP 12

3.0 EDI (ELETRONIC INTERDATA INTERCHANGE) / CENTRAIS DE COMPRAS EM PEQUENAS EMPRESAS / LEILÕES 13

3.1 - O EDI 13

3.1.1 – VANTAGENS 13

3.1.2 – TRÊS PONTOS FORTES DA IMPLANTAÇÃO DO EDI 14

3.1.3 – DESVANTAGENS 14

3.2 - CENTRAIS DE COMPRAS EM PEQUENAS EMPRESAS 15

3.3 – LEILÕES 17

4.0 OS EQUIPAMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 18

4.1 - EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO 19

4.1.2 - OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS 19

5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

6.0 BIBLIOGRAFIA 25

RESUMO

O presente artigo expõem a importância da visão logística, e os conhecimentos dessa visão, e como a construtora CONSTRUMAX que atua no ramo da construção civil, já que, por diversas vezes, as práticas logísticas são deixadas de lado simplesmente em alguns empreendimentos que visão apenas entregar a obra no prazo correto e não na qualidade correta, e logística é isso: “entregar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, na hora certa e na qualidade correta” (ISRAEL, 2012), ou seja, o pensar logístico pode representar melhoria na qualidade das construções ou garantir também que elas sejam entregues de acordo com o prometido ao cliente, por isso o artigo trata também da administração de materiais e de atividades como estocagem, que garantem a preservação dos materiais que serão utilizados durante o empreendimento. A logística é de importância, na atualidade, para um melhor gerenciamento de um processo produtivo.

A construção civil sofre constantemente com problemas de transporte, armazenagem, retrabalho, grande volume e resíduos, entre outros que podem ser amenizados com uma aplicação logística adequada. Com base nisso foi realizado um estudo teórico dos conceitos logísticos e diagnosticado em uma construtora em São João da Boa Vista por meio de um estudo de caso envolvendo entrevista, questionário e observações diretas. Desta maneira, foi possível uma melhor compreensão da logística no meio da construção civil, assim como também a avaliação desta em uma empresa Sanjoanense.

INTRODUÇÃO

Após o ano 2000 o Brasil vive uma transformação urbana nunca antes imaginada, a especulação imobiliária tem apresentado significativa influência em todas as cidades brasileira e prolifera a força e a atuação das construtoras e dos segmentos atrelados à construção civil.

Os dados demonstram a relevância do tema construção civil e a sua abordagem pela ótica da gestão da cadeia de suprimentos, já que um bom gerenciamento de recursos e processos pode significar aumento de eficiência da construtora, redução das perdas, diminuição dos tempos de operação e com isso a obtenção vantagens competitivas. Essa premissa de vantagem competitiva é defendida por Porter (2005) quando avalia avantajem competitiva como um elemento que surge a partir da agregação de valor ao que uma empresa se propõe a fazer, e complementa observando que isso ultrapassa os elementos vistos na fabricação.

Portanto, considerando o impacto que este cenário tem na economia e na sociedade se torna válido que este estudo se ocupe em analisar a seguinte problemática: “Qual a importância do gerenciamento da administração de materiais para a construção civil?” A realização deste estudo tem por objetivo é avaliar o papel da administração de materiais na construção civil, isto porque se entende que atividades pertinentes à transformação do meio urbano estão associadas a um conjunto de processos e suppliers, que permite o cumprimento de prazos, eficiência e até mesmo a redução de custos.

Observando as premissas defendidas por Bertaglia (2003, p.4) A cadeia de abastecimento corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejares. Além de ser um processo bastante extenso, a cadeia apresenta modelos que variam de acordo com as características do negócio, do produto e das estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que o bem chegue às mãos dos clientes e consumidores.

Essa visão, relacionada com a situacional de crescimento da indústria da construção civil e com o aquecimento do mercado imobiliário, mostra o quão necessário é as construtoras criarem uma rede de processos sinérgicos e assertivos a fim de melhorar a sua eficiência e competitividade.

Para a construção deste estudo, a metodologia usada é a pesquisa bibliográfica, a qual busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema, essa metodologia atende as perspectivas da pesquisa, pois, a proposta é reunir informações de uma empresa local acerca da construção civil, estabelecendo uma relação com o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ambos os cenários estão em ascensão mercadológica.

A logística é reconhecida como um elemento que faz interface com todos os cenários possíveis nas organizações e a construção civil brasileira passa por transformações significativas em seu desempenho e na sua relação com o mercado, tendo por essa razão estabelecido um panorama de busca pela excelência. Para completar a coleta de informações, é utilizada entrevista aberta com profissional gestor atuante na área produtiva de insumos para a construção civil, buscando visão aproximação com o cenário.

1.0 ESTUDO SOBRE A CONSTRUTORA CONSTRUMAXX

Nosso estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com