TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lean Construction

Artigos Científicos: Lean Construction. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  10.288 Palavras (42 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 42

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema e Problema de Pesquisa

Ainda nos dias atuais, a Construção Civil desenvolve suas atividades baseado no modelo tradicional de produção, este por sua vez consiste numa série de atividades de conversão. Sabe-se que esta forma de produção tornou- se obsoleta e acaba por negligenciar alguns aspectos como produtividade e qualidade na construção (KOSKELA, 1992; BERNARDES, 2010). Partindo desta premissa, em meados dos anos 50 surgiu um novo conceito de sistema de produção de automóveis, conhecido por Toyotismo, este se baseava em estoques reduzidos, menores quantidades de mão de obra e materiais. Como consequência desta nova maneira de produzir surge o que chamamos de nova filosofia de produção, ou também Lean Production (KOSKELA, 1992). No que tange a construção civil o principal marco para o desenvolvimento desta nova filosofia é o trabalho de Lauri Koskela “Application of the new production philosophy in the construction” escrito em 1992, e que apresenta onze princípios da Lean Construction, aplicáveis efetivamente à construção (LORENZON e MARTINS, 2006). “A Lean Construction apresenta uma base conceitual que tem potencial de trazer benefícios, em termos de melhoria de eficiência e eficácia de sistemas de produção, através da aplicação de seus princípios básicos” (BERNARDES, 2010, p.25). Algumas empresas do setor da construção civil que já começaram a aplicar os princípios, melhorias significativas em seus índices de desempenho foram atingidas (ALARCÓN, 1997; TOMMELEIN, 1998; citado por BERNARDES, 2010). Dentre as vantagens competitivas que vem sido notadas, é possível alcançar redução dos custos de produção, sejam eles na quantidade de material utilizado ou na utilização de menores efetivos de mão de obra. Isto aliado a um nível produtivo mais aperfeiçoado, sem ociosidade dos

3

funcionários e utilizando a maior parte do expediente de trabalho para realizar atividades que agregam valor. A filosofia Lean faz uso de princípios que objetivam a eliminação de desperdício, seja ele de teor material ou humano. A aplicação dos mesmos envolve o desenvolvimento de ferramentas e técnicas de controle da qualidade e consequentemente do aperfeiçoamento do desempenho da produção. “Os desperdícios podem ser classificados em dois tipos: atividades que não agregam valor, do ponto de vista do cliente, mas que são necessárias, e aquelas atividades que não agregam valor e que podem ser eliminadas imediatamente” (OHNO, 1988 apud KUREK et al., 2006, p.18). É baseado neste pensamento que também ficou conhecida como Construção Enxuta, nela devem-se eliminar todas as origens causadoras de perdas. Com isto, a melhor forma de se melhorar o ambiente produtivo é focar na identificação destas perdas, através da análise das causas que produzem os desperdícios e realizar ações para reduzir ou eliminar estas causas geradoras (SERPELL et al., 1996 apud BERNARDES, 2010). Porém para que os benefícios da Lean Construction sejam realmente percebidos faz-se necessário uma maior disseminação de seu conteúdo, e consequentemente a teoria precisa ser aplicada em prática (HIROTA, 2000 citado por KUREK et al., 2006). Além do mais, usualmente a construção civil tem desenvolvido suas atividades num complexo, incerto e confuso processo de fluxo nos canteiros de obras (KOSKELA, 1992 citado por KUREK et al., 2006). Neste sentido, é possível pressupor que o desenvolvimento de trabalhos que consolidem os conceitos e princípios da construção enxuta pode auxiliar na melhoria da indústria de construção civil em geral (BERNARDES, 2010). Com base nestes preceitos, e utilizando o contexto acima exposto tem- se o seguinte problema de pesquisa: De que forma desenvolver uma proposta de aplicação dos princípios da Lean Construction em uma construtora?

4

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar a aplicação da filosofia lean construction em uma construtora que almeja potencializar seus resultados em produtividade, com redução das origens de desperdícios.

2.2 Objetivos Específicos

i) Caracterizar o ambiente de estudo; ii) Avaliar e reconhecer na obra estudada pontos falhos que prejudicam o desempenho da produção, utilizando como base os princípios da Lean Construction; iii) Observar as boas práticas adotadas pela construtora no âmbito do planejamento e controle da produção; iv) Transcrever as constatações do cenário observado; v) Realizar o diagnóstico da obra com vistas à plena aplicação da Construção Enxuta; vi) Propor soluções para aperfeiçoar o desempenho dos resultados observados e identificados in loco.

2.3 Justificativa

Koskela, (1992, p.9) afirma que: Os benefícios da Lean Production (leia-se Lean Construction), em termos de produtividade, qualidade e outros indicadores são tangíveis o suficiente em prática para uma rápida difusão destes novos princípios. Entretanto os benefícios têm sido pouco observados pelos acadêmicos.

Partindo desta afirmação feita pela principal referência do tema em estudo, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa com a prerrogativa de que a teoria precisa ser analisada e aplicada efetivamente.

5

Em complemento, Hirota (2000) citado por Kurek et al. (2006, p.14) defende que: (...) os conceitos e princípios lean precisam ser colocados em prática para que através do estudo empírico, a teoria possa ser consolidada. Torna-se necessário disseminar seu conteúdo para possibilitar sua aplicação.

Nesta conjuntura tem-se como intuito pôr em voga uma nova maneira de produzir no âmbito da construção civil, e apresentam-se os benefícios que podem ser alcançados mencionados por Koskela (1992) em seu trabalho “Application of The New Production Philosophy to Construction”. Nele o autor aponta que a construção deveria adotar a nova filosofia de produção, pois ela aumenta a competitividade ao identificar e eliminar desperdício (tarefas que não agregam valor). Também cita que em indústrias, grandes incrementos de desempenho foram realizados ao adotar esta filosofia. Todavia, o que se percebe atualmente na construção civil, é justamente o contrário, nota-se que são negligenciados alguns indicadores de qualidade e produtividade, fato este justificado pelos atrasos em entrega dos imóveis comumente observados em nosso setor. Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com