TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO DA Mídia

Monografias: CONSUMO DA Mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  9.421 Palavras (38 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 38

Consumo, Mídia e Beleza: a Mídia como Mediadora de Padrões de Comportamentos Femininos e Masculinos

Resumo: A incessante busca pela imagem perfeitaé um índice contemporâneo que aponta para anseios e assuntos da atualidade. O acréscimo dessa demanda leva a múltiplos recursos para alcançar tal objetivo, mesmo que estatisticamente o resultado cause danos à saúde do indivíduo. Pensando nisso, a presente pesquisa teve por objetivo, descrever quais os comportamentos de padrões femininos e masculinos determinados pela mídia, entender quais as consequências psicológicas que podem advir da obsessão pela aparência, compreender as influências do consumo, e especialmente da mídia, sobre os comportamentos sociais e por fim conhecer a forma de atuação do psicólogo aos portadores de transtornos alimentares e indivíduos com dismorfia corporal e excesso de cirurgias plásticas. O referido trabalho tratou de um estudo bibliográfico, onde foi utilizado livros e artigos científicos gratuitos, como Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe (LILACS), Google acadêmico, Rede Psicologia (RedePsi), e Biblioteca virtual em saúde (BV-Saúde). De acordo com os objetivos propostos nesta pesquisa e com os autores citados nesse estudo, fica evidenciado que alcançar o ideal de beleza virou uma corrida pelo tempo, onde pode fazer de tudo para alcançar a perfeição, gerando consequências psicológicas nas pessoas, e doenças como transtornos alimentares além das situações de dismorfia corporal, cirurgias plásticas em excesso entre outros fatores.

Palavras-chaves: Mídias Sociais, Beleza, Comportamento.

1. Introdução

O padrão de beleza determinado pela mídia é um assunto polêmico e gerador de discussões, o que se vê nos dias atuais são indivíduos insatisfeitos com sua imagem e atrativos físicos. Deste modo, mulheres e homens absorvem muitas informações vindas de todos os lados, revistas, jornais, televisão, redes sociais entre outras, que mostram corpos lindos e formas perfeitas.

Segundo Conti, Bertolin e Peres (2010) a mídia é sinônimo de meios de comunicação social, pois retrata a respeito dos meios responsáveis pela transmissão das informações, como rádio, jornais, revistas, televisão, vídeo, entre outros. Configura-se, na contemporaneidade, como uma das instituições responsáveis pela educação no mundo atual, trazendo tanto benefícios como malefícios, contrapondo pela transmissão de valores e padrões de conduta e socializando muitas famílias.

Para Meurer e Gesser (2008) as novas formas de subjetivação na atualidade estão cada vez mais pautadas com os modelos idealizados de corporeidade. Corpos obesos, que um dia foi inspiração das obras de arte, como por exemplo, Rubens, Giotto, e Picasso são hoje bombardeados pelo contexto sociocultural e pela biomedicina, visto que a obesidade começa a ser conhecida como uma doença que prejudica o sistema cardiovascular. O culto à pessoa magra e a rejeição dos corpos fora dos padrões dominantes se engajam aos discursos atuais de disciplinamento e controle dos corpos femininos e masculinos como forma de reafirmar as relações de poder.

Sendo assim a pesquisa surgiu de uma percepção de que hoje há uma excessiva preocupação das pessoas com a imagem, com a exatidão de adotar corpos perfeitos e manter-se sempre jovem, numa procura incessante de superar os limites biológicos do próprio corpo.

Essa necessidade tem originado uma série de problemas de saúde, tais como bulimia [01], anorexia [02], vigorexia [03] e manorexia [04]. Esses aspectos nos induzem a alguns questionamentos. Quais os padrões de comportamentos femininos e masculinos determinados pela mídia? Na maioria das vezes, segue o estereótipo perseguido pela mídia: magra (o), alta (o), bonita (o), cheio (a) de músculos, se distanciando da realidade que é diversa.

Esse distanciamento faz com que mulheres e homens naturais com seus corpos esculpidos pelo trabalho, ou pela gestação de seus filhos, dentre tantos outros corpos, tenham sua autoestima reduzida ou mesmo extinta, ou ainda, faz com que muitas mulheres e homens tomem suplementos, construam corpo belo produzido nas academias, ou até busquem clínicas clandestinas, cirurgias plásticas, mediante implantes de silicone, entre outros, buscando corpo ideal onde o corpo é mutilado, quando não vem à morte em busca dos padrões de beleza instituídos pela mídia.

O estudo de pesquisa bibliográfica teve por objetivo descrever quais os comportamentos de padrões femininos e masculinos determinados pela mídia, entender quais as consequências psicológicas que podem advir da obsessão pela aparência, compreender as influências do consumo, e especialmente da mídia, sobre os comportamentos sociais e por fim conhecer a forma de atuação do psicólogo aos portadores de transtornos alimentares e indivíduos com dismorfia corporal e excesso de cirurgias plásticas.

A pesquisa bibliográfica buscou discutir os aspectos históricos a qual ganha características novas a partir do consumo de bens e produtos supérfluos e da formação de estilos de vida baseados numa cultura de consumo, abordou-se também a relação entre consumo, comportamento e saúde. Nela debate-se as implicações dos modelos de beleza, do consumismo e do culto ao corpo sobre a saúde, analisando as consequências psicológicas como, por exemplo, as doenças de transtornos alimentares e a multiplicação de cirurgias plásticas nos dias atuais, discutindo de que forma esse padrão de beleza e essa preocupação excessiva com a aparência recai sobre a imagem da mulher e do homem nas campanhas publicitárias. E por fim realizou-se uma discussão sobre o papel do psicólogo na atuação dos transtornos alimentares, Dismórfia corporal e cirurgias plásticas em excesso.

2 Metodologia

2.1 Tipo de Pesquisa

A referida pesquisa aconteceu por meio de estudo bibliográfico, que de acordo Marconi e Lakatos (2002) trata-se do levantamento de toda a documentação já divulgada em formas de livros, revistas, internet, jornais, entre outros. Sua intenção é colocar o pesquisador em convívio direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto com a finalidade de consentir ao investigador o reforço da comparação na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações.

Dessa forma, compreende-se como pesquisa bibliográfica todo documento investigado como fonte bibliográfica para fundamentação teórica da pesquisa, permitindo um contato direto com a leitura de diferentes tipos, o que favorece uma análise e posteriormente uma explanação de material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com