TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABEIS

Artigo: CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

1 FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

A Contabilidade pode ser definida como o sistema de informações capaz de captar, registrar, reunir, divulgar e interpretar os fenômenos avaliáveis monetariamente que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente.

De acordo com IUDÍCIBUS (2000, p. 22):

A principal finalidade da Contabilidade é controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e interpretação dos fatos neles ocorridos, objetivando fornecer informações e orientações necessárias à tomada de decisões sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

1.1 Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial ou Contabilidade de Gestão é uma ferramenta indispensável para a administração da organização. Contadores e administradores são responsáveis pela gestão das empresas e têm o dever de mostrar que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento das legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

O custo para manter uma contabilidade completa não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada com um mero cumprimento da burocracia governamental.

A Contabilidade Gerencial é um sistema de informação destinada a auxiliar seus usuários no processo de tomada de decisão. Esse ramo da contabilidade está voltado para fins internos, estando direcionado ao planejamento, controle, avaliação e tomada de decisão.

Para IUDICIBUS (1998, p. 21) a contabilidade gerencial é:

A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

Ferramentas da Contabilidade Gerencial:

• Índices

• Análise Vertical 

• Análise Horizontal

• Orçamento e Acompanhamento Orçamentário

• Centros de Custos ou Resultados

• Gráficos

• Combinação de Ferramentas

• Análise Integral

1.2. Contabilidade Financeira

A Contabilidade financeira compreende as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

O objetivo da Contabilidade Financeira é coletar dados de transações econômicas e financeiras que afetam o patrimônio da empresa, classificá-los e registrá-los, fornecendo informações importantes em forma de relatórios. Deve ser objetiva, relevante e tempestiva.

Nesta modalidade da contabilidade, a maior preocupação é com a demonstração dos resultados econômicos - financeiros aos usuários externos, à observância dos princípios contábeis.

As informações oriundas da contabilidade financeira evidenciam o resultado, o desempenho da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, resultante de decisões de administradores na condução do seu negócio e casos fortuitos.

É basicamente regulamentada por legislações específicas e pelos princípios de contabilidade. De outra forma, seus processos são influenciados por órgãos reguladores, pelo governo e por exigências da auditoria independente.

1.3. Contabilidade de Custos

A Contabilidade de Custos deriva da contabilidade Geral e surge no momento em que o homem começa a sentir a necessidade de controlar de maneira mais eficiente tudo que se relaciona a produção da empresa.

Pode - se definir a contabilidade de custos como um conjunto de registros específicos, baseados em escriturações regulares, utilizados para identificar, medir e informar todo e qualquer custo envolvido na venda de produtos, mercadorias e serviço.

Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com