TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Casos: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELENICE GUIMARÃES NOVAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONTABILIDADE APLICADA”

Espinosa-Mg

2013

ELENICE GUIMARÃES NOVAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONTABILIDADE APLICADA”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.

Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.

Espinosa- Mg

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL........................................... 04

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.......................................................06 e 07

2.2.1 CONTRIBUIÇÕES PARA A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS........

............................................................................................................................07 e 08

2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR........................ 09

2.3.1 AGRONEGÓCIO.......................................................................................09 e 10

2.3.2 CONSTRUÇÃO CIVIL..........................................................................10,11 e 12

2.3.3 TERCEIRO SETOR..............................................................................12,13 e 14

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 15

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como foco a contabilidade identificada como uma ciência social que aplicada a diferentes áreas, atua como ferramenta de amplitude de informações que influencia o processo de tomada de decisões no seu âmbito de aplicabilidade.

O ambiente contábil continua tendo o patrimônio da entidade como principal objeto, porém a sua atuação, restringe a uma variedade de setores como: Agronegócio, a construção civil, setor público, Terceiro Setor entre outros.

Como ciência a contabilidade proporciona apoio a esses setores, e caracteriza-se pelo seu papel de geradora de informações oferecendo aos usuários dados sobre os atos praticados pelos seus administradores principalmente no setor público, onde a ética e a transparência são fatores primordiais na execução da Lei de Responsabilidade Fiscal, garantindo um equilíbrio e uma gestão responsável das contas pública.

A sociedade está cada vez mais sendo inserida em um cenário de mudanças. Essas mudanças fazem com que investidores tenham restrições na hora de escolher seu alvo para investimento. Diante dessas circunstâncias, optam por empresas socialmente responsáveis que atuam como promotoras de boas práticas no meio empresarial. E para isso fazem parte de um referencial de índice de ações, o ISE-BOVESPA com o comprometimento social e sustentável.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

No decorrer do desenvolvimento econômico mundial, investidores buscavam empresas, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Assim, índices de sustentabilidade foram criados em escala global para avaliar as relações da empresa com a sociedade, o meio ambiente e os provedores de capital para a empresa. Com o intuito de regular essa relação, em 2005 foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), pela Bolsa de Valores de São Paulo, em parceria com instituições como a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Ethos e o Ministério do Meio Ambiente. O projeto é financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial que tem a missão de promover investimentos no setor privado de países em desenvolvimento.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. Sua finalidade é a de oferecer a esses investidores uma opção de carteira de ações de empresas reconhecidamente comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.

Esse índice foi idealizado a partir da premissa de que o desenvolvimento econômico de uma nação está intrinsecamente relacionado com o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o ISE funciona como um benchmark para o investimento socialmente responsável, na medida em que se trata de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com