TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Artigos Científicos: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SOLANGE DO SOCORRO DA SILVA MONTEIRO

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

CASTANHAL

2011

SOLANGE DO SOCORRO DA SILVA MONTEIRO

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso CIÊNCIAS CONTÁBEIS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina CONTABILIDADE BÁSICA

Prof. DANIEL RAMOS NOGUEIRA

CASTANHAL

2011

Sumário

• A matemática a serviço das empresas......................................................... 1

• Fatores ambientais das organizações.......................................................... 2

• Aspectos Jurídicos dos empresários............................................................ 3

• A participação da contabilidade na empresa................................................ 4

INTRODUÇÃO

Atualmente a contabilidade têm sido bastante valorizada no mercado de trabalho e por isso está sendo bem procurada em instituições de ensino.

Este texto busca visar um pouco o conceiro e o desenvolvimento da contabilidade, mostrando a importância da matemática, direito e gestão ambiental e outras especialidades da área.

Desde os seus primórdios que a finalidade básica da Contabilidade tem sido o acompanhamento das atividades realizadas pelas pessoas, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função precípua de produção e comparação dos resultados obtidos entre períodos estabelecidos.

A contabilidade faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Com esta acumulação de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzir as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.

Controle: a administração através das informações contábeis, via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

DESENVOLVIMENTO

1) A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A contabilidade e a matemática são duas ciências que evoluiram desde a antiguidade, sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento economico e social.

Sendo a contabilidade e a matemática duas ciências essenciais ao desenvolvimento profissional, e aí podemos ver como a matemática pode utilizar-se da contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como função.

Ela envolve todo um processo de cálculos, porcentagens, lucros e prejuizos.

Crescemos estudando e ouvindo dizer que a matemática é uma ciência puramente exata. Mas cabem aqui algumas perguntas: se ela é tão exata, porque existem vários caminhos para atingir-se um mesmo resultado? Por que uma mesmo técnica pode ser empregada em várias áreas diferentes? Por que, nesse exemplo é desse jeito e naquele é de outro? As respostas são bastante simples; a matemática, enquanto ciência apresenta ferramentas exatas para resolver problemas de um mundo real, quase nunca tão exato assim.

Ao contrário do que muitos pensam, a primeira idéia de função não surgiu de conceitos matemáticos, mas de observações de fatos que ocorrem na natureza. Só muito mais tarde se conceituou a função de forma matemática. E hoje existe uma tendência muito grande de encarar as Ciências, ditas Humanas, e entre elas a Economia, com técnicas quantitativas. A observação, freqüente entre estudiosos de Ciências Naturais, deu motivo, muitas vezes, à enunciação de leis, que estabeleceram relações entre certas causas e seus efeitos. Essas relações são expressas frequentemente por fórmulas, equações ou mesmo funções. (VERAS, 1999)

Pode-se perceber então, que matemática é meio e não fim, nas principais ciências.

2)FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com