TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho Escolar: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 5

2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR.........................6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Comtemplamos a partir desta obra a relevância da Contabilidade Aplicada às diversas áreas aqui citadas. Mesmo em áreas tão discrepantes, há a necessidade do manuseio desta ciência para a melhor utilização das ferramentas disponibilizadas em cada setor.

Veremos do que se trata o índice de sustentabilidade empresarial, a forma como as empresas são valorizadas diante deste índice.

Ainda vamos falar da contabilidade do setor publico com referencia a lei de responsabilidade fiscal, pela qual o Estado, Município e Distrito Federal tenham um melhor controle nas finanças publica das mesmas, dando transparências às contas públicas. A expansão do agronegócio, da construção civil e de setores diversos dando melhores oportunidades na atuação do profissional de contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

O Índice de Sustentabilidade Empresarial foi criado em 2005 pela bolsa de valores de São Paulo, a partir de metodologia desenvolvida pelo CES-FGV, com o apoio financeiro do IFC, o ISE reúne em sua primeira carteira 33 ações de 28 empresas. As companhias representam 12 setores da economia. Este foi uma iniciativa da America Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. O Índice é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa.

Atualmente integram o ISE-Bovespa no total, 121 companhias, responsáveis pelas 150 ações mais negociadas na Bovespa, receberam os questionários. A sustentabilidade social é uma das principais vantagens da participação neste índice, bem como a observação empírica de outros índices do mesmo tipo no exterior, sugere vantagens como a redução de custos de captação de recursos, a atração de melhores talentos e a valorização das ações por analistas de investimentos.

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF que é a Lei Complementar nº 101, é uma lei brasileira que tenta impor o controle de gastos dos Estados e dos Municípios condicionando a arrecadação dos tributos. A lei promoveu a transparência dos gastos públicos, pois os gestores costumavam promover obras no final de seu governo e deixavam as contas para o seu sucessor e deu forma ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária, definiu o que compõe o relatório, como se publica essa informação. Também trouxe como inovação o relatório de gestão fiscal, que visa demonstrar se foram atingidas as metas e os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. Outra inovação é que a lei exigiu que as receitas vinculadas tenham a contabilização de onde está evidenciado o que já foi aplicado e qual é o saldo.

A Lei de Responsabilidade Fiscal desenha um sistema integrado aos três níveis de governo, individualizando responsabilidades de cada poder e de seus titulares, ou substitutos no exercício da administração dos vários organismos auxiliares, tanto da administração pública direta como indireta. O desenho inclui mecanismos implícitos de disciplina e implementação das medidas de Transparência da Gestão Fiscal e de atendimento aos dispositivos de responsabilidade e integração. Toda a integração é desenhada como forma de alavancar o sistema responsável de gestão fiscal e administrativa.

O não cumprimento acarreta sanções penais de acordo com a Lei Nº 2.848/1940 (Código Penal) que foi alterado pela Lei Nº 10.028/2000 para incluir penalidades relativas aos crimes contra as finanças públicas. Outras penalidades já estão previstas e são igualmente ampliadas pela Lei Nº 9.801/1999 que dispõe sobre as normas gerais para perda de cargo público por excesso de despesa e dá outras providências e a Lei Nº 1.079/1950 (crime de responsabilidade), que implica em perda do cargo e cassação dos direitos políticos.

2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR

Agronegócio

O Agronegócio é a união de todas as atividades voltadas para as áreas agrícolas e pecuária, como distribuição de suprimenos agrícolas, produção e armazenamento dos produtos agrícolas. No Brasil os líderes de produção são: o café, açúcar, o álcool e suco de frutos.

Através desta área desenvolve-se a contabilidade rural, que são classificadas em:

 Contabilidade Rural: voltada para empresas rurais;

 Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com