TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho Escolar: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1 Contabilidade Aplicada ao Setor Publico.............................................................5

2. 2 O que são os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária – RREO e quem estão obrigados a elaborá-los e a publicá-los e Quais são os relatórios que compõem o RREO e os seus prazos de publicações?..............................................7

.

3 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARAL ...............................................9

3.1 O que é o ISE- BOVEspa?...................................................................................9

3.2 A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?.....................................9

3.3 Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?.............................10

4 AGRONEGÓCIOS..................................................................................................10

4.1 Você Acredita que a Contabilidade Aplicada ao Agronegócio Representa uma Área em Expansão para a Atuação do Contador?....................................................11

CONCLUSÃO................................................................................................12

REFERENCIA.............................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Serão abordados alguns elementos que estão ligados ao setor público, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, os RREO, entre outros como a Agroindústria e algumas atividades que a envolve.

A contabilidade com o passar dos anos, vem ocupando espaços cada vez mais amplos, onde sua aplicabilidade torna se uma importante ferramenta para a tomada de decisão do gestor empresarial, pois através de seus demonstrativos contábeis, todas as informações sobre a movimentação financeira e física da empresa podem ser demonstradas de forma clara e objetiva. Seus balancetes podem evidenciar a real situação em que a empresa se encontra.

Este trabalho tem como objetivo identificar o quem vem ser a LRF/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, e sua função diante dos agentes públicos, entender o que é o RREO – Relatório Resumido da Execução Orçamentária, qual sua funcionalidade e ainda quem é o agente que está obrigado a elaborá-lo e publicá-lo, entender e diagnosticar os índices de sustentabilidade empresarial, serão abordados ainda a Contabilidade Aplicada ao Agronegócio e para concluir fazer uma breve explanação sobre a contabilidade aplicada as entidades públicas.

Para embasamento teórico serão utilizados autores, artigos da internet, Portal de Contabilidade, entre outros. O trabalho será desenvolvido a partir de tópicos, onde serão tratados um a um e abordados qual a importância desses para seus usuários da esfera pública. Este trabalho mostra as alterações provocadas pela aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBC TSP, publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, tratando especificamente da adoção integral do regime de competência para a contabilização de receitas e despesas dos entes públicos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Contabilidade Aplicada aos Agentes Públicos

A contabilidade sempre esteve presente na vida das pessoas, seja para um simples controle de uma despesa doméstica, ao mais alto ramo empresarial público e ou privado, para este tópico passamos a entender a contabilidade aplicada ao setor público. De acordo com um artigo publicado pelo Rio Grande do Sul;

A NBCASP caracteriza o sistema contábil público como a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. Ressalta-se que a norma apresenta a contabilidade aplicada ao setor público sob o enfoque científico, isto é, a contabilidade enquanto ciência, responsável pela geração de informações úteis acerca do patrimônio das entidades, subsidiando a tomada de decisão.

(Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2012):

Pode-se dizer que a contabilidade é um instrumento largamente utilizado para evidenciar os bens patrimoniais, direitos e obrigações de uma entidade. Nos últimos anos a contabilidade de sofrido mudanças na sua forma de demonstrar receitas e despesas públicas como se vê na NBCASP- Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, desta forma quando nos lançamentos de movimentações a contabilidade registrava as receitas e despesas apenas como caixa, hoje são demonstrados na forma de Competência, registra-se no tempo que ocorre os fatos, não somente demonstrando Caixa, mas também as obrigações e assim a evidenciação do patrimônio passa a ser conhecido no momento que a ação ocorre e não apenas o que entra no caixa da entidade.

Sendo assim, a mudança do enfoque contábil, antes centrado no controle orçamentário, para uma contabilidade pública patrimonial, com a adoção do regime de competência para as receitas e despesas públicas, vem a ser o principal ponto a ser tratado no âmbito do setor público. (Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2012):

A contabilidade pública brasileira passa a obedecer ao padrão internacionais de contabilidade há uma unificação na forma de se fazer contabilidade pública, assim os bens pertencente ao patrimônio público são evidenciados de forma geral, fazendo com que o País demonstre um capital maior do que o que se evidenciava.

Constata-se que as normas contribuem para a implementação de dispositivos contidos na LRF (Lei Complementar n°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com