TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Ensaios: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4

2 CVM..................................................................................................................... 5

3 IBRACOM............................................................................................................ 6

4 CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL.......................................................................................................... 6

5 ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL........................................................................................................ 6

6 FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL......... 7

7 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO...................................... 8

8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL...................................................... 8

9 ORGONOGRAMA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL....... 9

10 EMPRESAS MULTINACIONAIS...................................................................... 10

11 CONCLUSÃO...................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................. 12

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos apresentar a contabilidade gerencial como sistema de informação contábil, um dos pontos fundamentais da Contabilidade Gerencial é o uso da Informação Contábil como ferramenta para a administração, para tanto se faz necessário que essa informação seja útil e desejável para os administradores e que tenha um custo adequado e interessante para a Administração.

O Sistema de informação contábil é destinado a prover seus usuários da informação com demonstrações e análise integra e confiáveis de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade que é o objeto de contabilização.

2 CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão responsável por disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de valores mobiliários.

Cabe à CVM disciplinar e normatizar as seguintes matérias: registro de companhias abertas, registro de distribuições de valores mobiliários, credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários, organização, funcionamento e operações das bolsas de valores, negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários, administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários, suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos, suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores.

A Comissão de Valores Mobiliários é o órgão máximo em matéria de valores mobiliários, possui enorme controle, fiscalização e normatização do setor.

A Comissão de Valores Mobiliários exerce suas funções a fim de assegurar o funcionamento eficiente e eficaz dos mercados de bolsa e proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões ilegais irregulares de administradores e acionistas, controladores de companhias. Cabe também à CVM evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado, estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários, promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

3 IBRACOM

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores independentes do Brasil (IAIB)

Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado. O IBRACOM possui a missão de manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional, salvaguardando e promovendo os padrões de excelência em contabilidade e auditoria independente. Para isso, ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (Ifac), nos idos de 1977, permanecendo até os dias de hoje como associado e interagindo intensamente em seus processos.

Hoje em dia, esses relacionamentos internacionais se ampliaram e permitiram que o IBRACOM se tornasse a entidade autorizada a traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Com isso, participou e participa no processo de convergência de normas internacionais em todos os seus estágios, inclusive na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e no desenvolvimento de seus trabalhos.

4 CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Um dos pontos fundamentais da Contabilidade Gerencial é o uso da Informação Contábil como ferramenta para a administração, para tanto se faz necessário que essa informação seja útil e desejável para os administradores e que tenha um custo adequado e interessante para a Administração. Para obter uma Contabilidade Gerencial eficiente é necessária a construção de um Sistema de Informações que devem ser trabalhadas de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com