TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Ensaios: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Abrangência do Sistema de Informação

O Sistema de Informação Contábil atende toda a estrutura organizacional com informações atualizadas, visando às mudanças e potencialidade em respostas precisas e rápidas no ambiente em que a empresa está inserida. A contabilidade fornece informações abrangentes por possui um sistema de banco de dados único que integra toda a estrutura do negócio.

A crescente utilização da Tecnologia da Informação vem diminuindo o tempo de processamento dos dados, traduzidos em novas informações organizacionais, seria impossível controlar, planejar e direcionar sem esse mecanismo.

As pessoas sempre tiveram a necessidade de controlar seu patrimônio, algo que seria impossível sem a aplicação dos registros. Com a evolução tecnológica das últimas décadas, as empresas passaram a ver o Sistema de Informação Contábil como um dos principais recursos no controle e na tomada de decisão, assim, a Ciência Contábil desempenha seu papel informacional nas organizações.

Portanto, conclui-se que a abrangência de um sistema de informações contábeis em uma organização não deve ser limitado ao âmbito da Contabilidade, mas sim constituir-se em um sistema de informações que permitam tomadas de decisão seguras sobre a organização e o alcance de seus objetivos.

Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil

A característica gerencial da informação contábil determina que o sistema de informação contábil deve estar totalmente alinhado e integrado com os demais subsistemas de informação do sistema empresa. Todas as atividades dos processos empresariais terminam por convergir para o sistema de informação contábil, uma vez que este é especializado na mensuração econômica, elemento necessário para dar consistência aos aspectos operacionais de cada atividade. A arquitetura de integração de todos os subsistemas de informação da empresa é apresentada atualmente pelo conceito de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE), conhecido pela denominação ERP (Enterprise Resource Planning). Dentro deste ambiente, o Sistema de Informação Contábil (SIC) constitui-se num componente chave, dado o alto grau de integração necessário. Os ERP tem sua constituição estruturada de forma genérica, havendo necessidade de sua adaptação para cada empresa, o que implica num estudo aprofundado das informações constantes de todos os subsistemas e suas integrações com a contabilidade. O trabalho apresenta uma proposta de estruturação do Sistema de Informação Contábil no SIGE/ERP,caracterizada em um Modelo Conceitual, dentro de um enfoque sistêmico e considerando todas as etapas do processo de gestão, objetivando potencializar o uso da informação contábil dentro das empresas.

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0902_0542.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com