TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Artigos Científicos: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  7.250 Palavras (29 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

ETAPA 1 .................................................................................................................... 5

ETAPA 2 .................................................................................................................... 8

ETAPA 3 .................................................................................................................... 22

ETAPA 4 .................................................................................................................... 25

CONCLUSÃO............................................................................................................ 26

REFERÊNCIA BIBLIOTECAS............................................................................ 27

INTRODUÇÃO

Muito se discute o papel do Contador Gerencial, sendo inclusive objeto de estudos e debates por parte dos profissionais da área contábil, mas no que se refere ao auditor interno (contábil) o que pode ser observado é que essas discussões são feitas em menor escala. Dessa forma, procurou-se levantar esta questão, chamando a atenção dos profissionais desta área para o fato de que se faz necessária uma mudança de perfil, vista que, toda organização precisa de um profissional competente e comprometido para atender suas necessidades de tomadas de decisões, diante de um mercado acirrado e globalizado.

Em ambientes competitivos vividos pelas empresas, os custos se tornaram alvo de constante planejamento e controle, não podendo mais serem vistos apenas como consequência de fatos passados. O enfoque deve ser dado o presente para que se projete o futuro.

Torna-se então bastante pertinente o estudo da Auditoria de Custos e da Contabilidade Gerencial numa visão conjunta. Assim, o tema proposto nesta pesquisa busca suscitar reflexões sobre a existência de uma ligação entre os dois assuntos.

Devido ao fato deste artigo envolver as áreas de Custos e Contabilidade Gerencial, é necessário ressaltar, mais uma vez que foram realizadas pesquisas em várias obras referentes a estes temas.

ETAPA 1

Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial

O principal objetivo é primeiro produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção dentro do mar de números, a fim auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas.

Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), as três macro conjuntos de informações são:

* Primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grande agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global.

* Segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.

* Terceiro conjunto e por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais

Os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

* Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

* Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

* Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

* Controle estratégico – Fornece informação sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovação tecnológicas.

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial

Segundo Padoveze (2000, p.31) e Atkinson et al. (2000, p.38), existem algumas características que diferenciam os métodos das duas contabilidades.

A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.

Enquanto a Financeira fornece informações para mensuração financeira, estruturadas na Ciência Contábil, a Contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas na áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.

Enumerar dez funções do Contador Gerencial.

1. Garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com