TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Exames: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

A contabilidade gerencial tem a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

A principal função da contabilidade gerencial é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação. Assim, todas as organizações que dependem desse processo, podem ter um melhor funcionamento atendendo as demandas de trabalho com agilidade.

1. CONTABILIDADE GERENCIAL:

Segundo Horngren, Sundem e Stratton (2004) a Contabilidade Gerencial é um processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais. Tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e sucinta, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios.

É Identificada no sistema contábil como a que se dedica às informações para os usuários internos da instituição.

1.1. CARACTERIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL:

Caracteriza-se pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

Com a contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.

2.2. ATITUDES E CARACTERÍTICAS DO CONTADOR GERENCIAL:

O contador gerencial, também conhecido como Controller da empresa, tem como a principal função na moderna contabilidade gerencial, a função de assessoria, é o seu departamento que tem a incumbência de prestar serviços especializados os outros administradores e á presidência da empresa. Os contadores têm papel importante no processo de tomada de decisões, não como tomadores de decisões, mas como coletores e relatores de dados relevantes. Muitos gerentes querem que o contador ofereça sugestões sobre uma decisão, mesmo que a decisão final sempre pertença ao executivo operacional. Um contador gerencial, deve ser elemento com formação bastante ampla.

Saber tratar, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dado esparso, contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais uniformes com outros conhecidos não especificamente ligados á área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório. Deve estar ciente de certos conceitos de microeconomia e observar as reações dos administradores quanto á forma e conteúdo dos relatórios. Deve ser elemento com formação bastante ampla, inclusive de conhecimento, senão das técnicas, pelo menos dos objetivos ou resultados que podem ser alcançados com métodos quantitativos. (Sérgio de ludícibus, 1987 p.23).

Algumas funções do contador gerencial:

• Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

• Fazer compilação, síntese e análise da informação;

• Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

• Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

• Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

• Organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;

• Comparar o desempenho esperado com o real; 9 Pensar e planejar a administração tributária;

• Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;

• Proteger os ativos da empresa;

• Fazer avaliação econômica para tomada de decisão;

• Propor medidas corretivas a fim de melhorar a eficiência da empresa.

Também podemos definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o Controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão a ser tomada pela alta administração.

O contador gerencial deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, como dito anteriormente, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.

2. RELAÇÕES CUSTO/VOLUME/LUCRO:

As relações custo/volume/lucro é uma das análises que muito contribui com o alcance do lucro almejado pela alta direção, pois identifica o volume necessário de produção e venda para o alcance do resultado e, ainda, mostra que a relação entre volume e lucro nao é direta. Por exemplo, o aumento de 20% no volume de produção e vendas não representa o mesmo aumento no lucro, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com