TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  9.225 Palavras (37 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 37

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, em que o mundo esta cada vez mais competitivo, os administradores ou gestores das empresas precisam buscar cada vez mais o maior número possível de informação tanto para uma decisão final quanto para economia de tributos, tais como investimentos em novos produtos, cálculos de custos, enfim qualquer que seja a decisão, quanto mais informações ele tiver em mãos melhor será o controle de sua empresa. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas. A escolha desse tema surgiu a partir da dificuldade que se tem em convencer os empresarios sobre a necessidade e importância da Contabilidade Gerencial, para possam optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim informações mais detalhadas da saúde financeira da empresa. Contabilidade Gerencial é uma das principais fontes para a tomada de decisões e controle nas empresas, obtendo uma estabilidade financeira conquistando-se assim novos investimentos para maior satisfação de seus clientes.

1.1 A História da contabilidade

Segundo site (HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, 2012). A História da contabilidade está ligada as primeiras realizações humanas. O Homem desde seus primórdios vêm estudando imperceptivelmente as contas, já praticavam a contabilidade rudimentar a contar seus instrumentos de caça e pesca. Deixando a caça o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. Ao morrer, o legado deixando por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais era chamada de patrimônio, desde então este termo passou a ser utilizado para quais quer valores, mesmo que este não tivesse sido herdado. A origem do diário surgiu quando o homem começava a utilizar seu patrimônio. Com o passar dos séculos surgem então novas civilizações, nas planícies de inundação a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu regado, até os dias de hoje os egípcios, colhido à vagem dos grandes rios (desenvolvimento do papiro, que era feito de papel, e do cálamo, pena de escrever), onde os escribas registravam seus movimentos, eram os primeiros livros contábeis. A seguir veio o registro da contabilidade através dos símbolos. A origem da contabilidade da está ligada a necessidade de registros do comércio. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, depois veio às cobranças de impostos, na babilônia já se faziam com escribas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano país A.C. Então veio o rendimento, refletir sobre suas formas de aumentar suas posses. Foi o pensamento do “FUTURO” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas mais possibilidades de uso, consumo, de produção, tiveram que usar da administração para seu controle, porém naquela época ainda não havia compra a crédito, todo o processo era a vista. À medida que tais operações se tornaram complexas, seu controle se refina. Já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. A Contabilidade começa a ser conhecida pelos métodos das partidas dobradas de Frei Luca Pacciolo, publicado em 1494, que diz que todo Débito tem que ter um crédito de igual valor, correspondente à teoria dos números positivos e negativos, algo que contribui muito para a nossa contabilidade hoje, no séc. XXI.

1.2 Frei Luca Paccioli

Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Paccioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Paccioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis, memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; Sobre contas em geral, como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano"; sobre correções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc. Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Paccioli expôs a terminologia adaptada: "Per”, mediante o qual se reconhece o devedor; "A”, pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje. A obra de Frei Luca Paccioli, marca o início da fase moderna da Contabilidade. A obra de Paccioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. É compreensível que a formalização da Contabilidade tenha ocorrido na Itália, afinal, neste período instaurou-se a mercantilização sendo as cidades italianas os principais interpostos do comércio mundial. Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como contadoras pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a conseqüente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores. (UNIFAE INTELLIGENTIA, 2003).

1.3 Contabilidade e sua evolução

A história da Contabilidade, nos mostra que é preciso entender o passado para compreender o presente e caminhar para o futuro. Ao longo dos anos, a Contabilidade evoluiu a partir da evolução da humanidade. Sua história nos mostra que desde a pré-história os homens já tinham preocupação com o controle e registro de suas riquezas. Conforme foi evoluindo a humanidade a Contabilidade foi evoluindo também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com