TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL UNIP

Dissertações: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  2.584 Visualizações

Página 1 de 13

1 - Qual é a base principal de um bom relatório gerencial?

E – clareza nas demonstrações para tomada de decisões

JUSTIFICATIVA: Um relatório gerencial é um relatório baseado em análises de dados passados e atuais e também, em projeções futuras e sugestões. Porem para ficar completo precisamos de informações claras e precisas.

2 - O que você entende por “Contabilidade Gerencial”

C – É o conjunto de informações contábeis preparado para apoiar a gestão

JUSTIFICATIVA: Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.

3 - Entre as afirmativas seguintes apenas uma está incorreta:

A – A contabilidade gerencial tem por objetivo adaptar os procedimentos de apuração do resultado das empresas comerciais para as empresas industriais

JUSTIFICATIVA: A contabilidade gerencial é responsável pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

4 - A consolidação de balanços é uma ferramenta da contabilidade gerencial utilizada quando o grupo empresarial é constituído de empresas distintas juridicamente. A consolidação se faz necessária gerencialmente para diversos aspectos de suma importância, elencados abaixo, EXCETO:

B - Apuração da receita operacional do grupo empresarial.

JUSTIFICATIVA:

5 - Dentre os diversos relatórios produzidos pela contabilidade gerencial, assinale a alternativa em que conste aquele que não é produzido por ela:

C – Relatório sobre notas explicativas publicadas

JUSTIFICATIVA: Ela é utilizada para fins de planejamento, controle e tomada de decisões. Para analisar as informações da empresa, os contadores gerenciais contam com demonstrações financeiras normais, como demonstrações de resultados, balanços e demonstrações de fluxo de caixa, mas também utilizam outros tipos de relatórios contábeis, como relatórios de custo dos produtos, relatórios orçamentários e de desempenho. Por conta disso a alternativa C não se enquadra.

6 - Dentre as diversas diferenças apontadas pela contabilidade gerencial em relação à societária, destaca-se:

E – O tipo de usuários das informações

JUSTIFICATIVA: A Contabilidade Gerencial, como o nome sugere, é um ramo da contabilidade que se aplica ao auxílio da tomada de decisões. Usa as técnicas e relatórios contábeis para apoiar a gestão da empresa.

E a Societária, é a contabilidade da sociedade, - da empresa. Alguns autores usam o termo como ref. a contabilidade das S.A. que é a mesma para qualquer outro tipo de empresa.

7 - Podemos considerar como atitudes de um contador com “mentalidade gerencial”:

I - Apurar as variações entre o custo orçado (custo padrão) e o custo real de um período e lançá-los nos relatórios exigidos por lei.

II - Apurar as variações entre o custo orçado (custo padrão) e o custo real de um período e buscar as causas e os motivos das variações.

III - Explicar as divergências apontadas entre o orçamento e o gasto realizado para a produção de um determinado produto.

IV - Ter como única missão a elaboração dos registros dos atos e fatos ocorridos, apurando-se o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

V - Ter conhecimento técnico que ultrapassa a contabilidade, ou seja, conhecimentos em estatística, marketing, finanças, recursos humanos, psicologia e sociologia aplicada às organizações, economia, área tributária e tecnologia da informação.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

C - Alternativas II, III e V.

JUSTIFICATIVA: Através das afirmações em relação à função gerencial foi o que mais se aplicou corretamente. Pois dentre estas existem outras como controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico.

8 - Assinale a afirmativa VERDADEIRA:

C - São custos indiretos de fabricação todos os custos fabris que não possam ser diretamente associados à produção, tais como, materiais indiretos, materiais de manutenção, mão-de-obra de supervisores, depreciação, etc.

JUSTIFICATIVA: São custos indiretos os referentes a todos os recursos consumidos pela empresa que não estão diretamente relacionados com o produto, porém são realizados para possibilitar a sua produção.

9 - Assinale a afirmativa VERDADEIRA:

B - A aplicação do custeio variável faz com que haja uma sub-avaliação dos estoques.

JUSTIFICATIVA: Os custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Por este motivo pode haver uma sub-avaliação.

10 - A Empresa Confeccionada S.A. produz três produtos e tem os seguintes dados:

Camisetas Vestidos Calças Total

Preço de venda unitário 36,00 60,00 44,00

Custos Variáveis unitários

Matéria-Prima (consumo) - metros 2,00 3,00 2,50

Custo - R$/m 5,00 5,00 5,00

Mão-de-obra Direta (horas / unid) 0,50 1,50 1,20

Taxa horária R$/h 10,00 10,00 10,00

Demanda máxima do produto (unidades) 10.000 5.000 6.000

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com