TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO DE NEGÓCIO Sete Lagoas, Minas Gerais

Tese: CONTEXTO DE NEGÓCIO Sete Lagoas, Minas Gerais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

CONTEXTO EMPRESARIAL

Sete Lagoas, MG

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo o aprofundamento de conhecimentos em torno dos processos de administração de uma empresa, bem como destacar os papéis mais importantes de como e o que se deve fazer para o crescimento dela.

Com os avanços tecnológicos é preciso buscar as formas mais convenientes e atualizadas para se destacar no mercado, assim fica mais fácil alcançar os objetivos, tendo em vista de que um bom planejamento e outros requisitos que falaremos a seguir é a essência de um futuro com sucessos.

DESENVOLVIMENTO

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância.

“Planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. Stoner (2004)”

Como Stoner diz é necessário sim planejar e organizar para alcançar eficiência, sendo que o empreendedor da reportagem proposta no trabalho cujo tema é “Com bom planejamento, empresário começa negocio sem dinheiro próprio” para que tivesse sucesso foi necessário estudar e analisar cada detalhe do que fazer para começar, pois como ele não tinha investimentos próprios ele fez um excelente planejamento demonstrando segurança até mesmo para o banco para que este pudesse disponibilizar o empréstimo permitindo prosseguir com os planos.

Já o empreendedor da primeira reportagem, cujo tema é “Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” não necessitou de ajuda financeira, mas de nada adiantaria se ele pudesse abrir seu próprio negócio sozinho, mas não tivesse métodos para manter a empresa. Como ele diz que “procura se destacar agindo corretamente com seus clientes”, isso é importante, pois o principal alvo da indústria é o consumidor e se houver confiança e satisfação dele no produto, tem metade do caminho andado para dar certo no mercado.

As funções administrativas, portanto tem papel extremamente importante neste setor sendo elas: ter um bom Planejamento (que é o princípio de tudo, deve ser feito da melhor maneira para resultados positivos), Organização ( necessária tanto no próprio ambiente de trabalho quanto com os objetivos traçados), Direção e Controle.

“Controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário”. Oliveira (2005, p. 427)

Com o vemos, a administração é extremamente importante independente de qualquer que seja a situação de uma empresa, pois nos dois casos ela se fez necessária a todo o momento dando suporte e credibilidade no trabalho realizado.

A macroeconomia analisa a Economia como um todo, com recurso a variáveis agregadas que medem a produção de bens e serviços o emprego de fatores produtivos e o nível dos preços. As variáveis macroeconômicas não predizem o futuro, mas nos darão indícios de como a economia deverá se comportar nos próximos anos, e seus impactos no setor. Algumas afetam mais intensamente como déficit habitacional, volume de credito, renda per capita, mão de obra, e o PIB.

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é o montante dos bens e serviços por ele produzidos num dado ano. Esse valor refere-se à produção efetuada no país, independentemente de ser realizada por empresas nacionais ou estrangeiras. Se o critério de contabilização fosse a nacionalidade, tratar-se-ia de um outro conceito, o de Produto Nacional Bruto (PNB). Resumindo é a soma dos valores monetários do consumo, do investimento bruto, das compras de bens e serviços pelo Estado e das exportações líquidas produzidos num país durante um ano.

A inflação tem sido um grave problema nas economias a nível mundial, sendo que desde o final de do século se encontra controlada ou pelo menos adormecida. A inflação define-se como um processo persistente e relativamente generalizado de aumento dos preços em vigor numa dada economia, observado ao longo de um dado período de tempo. Incidindo sobre os preços de bens e serviços e também sobre os salários.

A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão da Renda Nacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado.

Na Gestão Patrimonial, existem alguns princípios primordiais no controle do patrimônio. Primeiramente dentro do âmbito de Gestão Contábil, é interessante ressaltar a importância da gestão de custos e despesas. É totalmente relevante ao empreendedor ter o total controle de seu empreendimento, principalmente dos custos e despesas. Este fato por ser um item básico dentro da gestão empresarial, muitas vezes não recebe devida atenção. Nos casos propostos, os empreendedores, precisaram ter essa gestão para saber o quanto poderiam gastar com despesas, mão de obra, etc... sendo que o da segunda reportagem necessitou de maior atenção a esses aspectos pois fez investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com