TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho acadêmico: CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISTÂNCIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  7.329 Palavras (30 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 30

Unidade 2

CONTEXTUALIZANDO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

Gildásio Guedes

SUMÁRIO

UNIDADE 2. Contextualizando a Educação a Distância

Resumo

Sumário

2.1 Introdução

2.2. Revisão Bibliográfica

2.2.1 Ciclo de Aprendizagem e Software Educativos

2.2.2 Relação Custo Benefícios EaD Versus Ensino Presencial

2.2.3 Centros de Difusão de EaD

2.2.4 EaD no Brasil e os Meios Utilizados

2.3 Definições Preliminares de EaD

2.4 A Internet e os Dispositivos Tecnológicos

2.5 Teleconferência e Videoconferência

2.6 Limites Para Implantação de EaD Via Internet

2.7 Recursos Humanos envolvidos em um Projeto na

Modalidade de Educação a Distância

2.8 Estudante, Professor e Tutor: Importância e Funções

2.8.1 O Estudante de EaD

2.8.2 O Professor de EaD

2.8.3 O Tutor de EaD

2.9 Tipos de Cursos em EaD

2.10 Ambientes Virtuais de Educação (AVE)

2.11 Manipulação de Textos na Internet para EaD

2.11.1 Recomendações para Textos no Ambiente Virtual

2.11.2 Resumo das Recomendações para Construção de Textos

2.12 Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD

2.13 Referências Bibliográficas

RESUMO

Esta unidade explora a revisão de literatura, ou revisão bibliográfica sobre a temática de Educação a Distância (EaD), enfatizando um roteiro conceitual aplicável para rede mundial de computadores Internet (web) no que diz respeito a ciclos de aprendizagem bem como aspectos de usabilidade para textos cujos repositórios são os Ambientes Virtuais de Educação (AVE).

Apresenta também as funções e atribuições de cada agente do processo de ensino e aprendizagem na modalidade de EaD destacado-se o papel do aluno, do tutor e do professor conteudista no processo de organização da informação para melhor produzir conhecimento..

UNIDADE 2. CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

2.1 INTRODUÇÃO

Diversos conceitos de negócios foram criados e remodelados com a Internet. Expressões como e-commerce, e-business, e-book e e-mail fazem parte do cotidiano das corporações esses está se juntando o termo e-learning que tem como meta prover a educação institucional de uma série de facilidades quando em conjunto com certa infraestrutura tecnológico.

O e-learning também conhecido por Ensino a Distância ou Educação a Distância (EaD), tornou-se uma tendência, contribuindo com os métodos tradicionais de ensino e apresentando alternativas que ensejam economia de recursos e de tempo na produção de conhecimento.

Esse conhecimento deve integrar atividades em conjunto com as novas tecnologias de informação e comunicação, de maneira que estas sirvam como ferramentas qualitativas e inovadoras, e que tenham a capacidade de instrumentalizar alunos e professores para o desenvolvi mento de novos métodos de trabalho.

A Educação a Distância (EaD) começou a se expandir no século XV quando Johannes Gutenberg, em Mogúncia, Alemanha, inventou a composição de palavras com caracteres móveis, técnica que veria a ser considerada como invenção da imprensa. Com a invenção da imprensa o aprendiz passou a ter outra alternativa de obtenção de conhecimentos, além de ir às escolas para ouvir o professor ler o livro que somente o velho mestre tinha acesso.

Antes, os livros, copiados manualmente, eram caríssimos e, portanto, inacessíveis à maioria da população, razão pela qual os mestres eram tratados como integrantes da corte. Está escrito que a maioria das escolas da época de Gutenberg rejeitou durante ano ao livro escolar impresso mecanicamente, com receio de que isso contribuiria para tornar desnecessária a figura do professor daqueles tempos.

Com o advento das redes de computadores locais, das redes metropolitanas, das redes de alcance mundial e a popularização da internet no meio acadêmico, aumentou a prática e a melhoria da qualidade do ensino a distância nas instituições nos diversos níveis.

2.2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.2.1 Ciclo de aprendizagem e software educativos

Piaget estudou de várias maneiras o processo de construção do conhecimento que acontece na relação do sujeito com outros sujeitos, explicando esta construção por intermédio do ciclo: Assimilação-Adaptação-Acomodação. Papert (1980), pesquisador Sul Africano, que trabalhou com Piaget, destaca a importância de enriquecermos os ambientes de aprendizagem onde os sujeitos atuarão e serão capazes de construir os conceitos e idéias que impregnam estes ambientes.

Papert apresentou um termo que é muito utilizado na construção do conhecimento, sob a influência das novas tecnologias de informação e comunicação, qual seja: construcionismo.

É gerado sobre a suposição de que os aprendizes farão melhor descobrindo (pescando) por si mesmas o conhecimento específico de que necessitam. O termo Construcionismo, no uso educacional contemporâneo em geral, remete à doutrina de Piaget enfatizando que o conhecimento não pode simplesmente ser transmitido ou transferido pronto para uma pessoa.

O Construcionismo também possui a conotação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com