TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS MODELOS DO IBASE, GRI E INSTITUTO ETHOS

Artigo: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS MODELOS DO IBASE, GRI E INSTITUTO ETHOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  8.198 Palavras (33 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 33

BALANÇO SOCIAL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS MODELOS DO IBASE, GRI E INSTITUTO ETHOS RESUMO

A Responsabilidade Social vem sendo amplamente discutida e exigida pela sociedade, e a partir dela o Balanço Social, que tem a finalidade de evidenciar dados relativos à gestão do pessoal e às condições sociais e ambientais, como resposta à cobrança que a sociedade vinha fazendo às empresas, no sentido de terem uma postura responsável. No Brasil, são utilizados pelas empresas principalmente três modelos de Balanço Social: IBASE, GRI (Global Reporting Initiative) e Instituto Ethos. Assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar, comparativamente, os três modelos de Balanço Social citados, identificando as convergências e divergências entre eles. A trajetória metodológica foi dividida em três fases. A primeira é a fundamentação teórica, a segunda apresenta um comparativo entre os três modelos de Balanço Social e a terceira apresenta as convergências e divergências entre eles. Verificou-se que há mais convergências do que divergências entre os modelos, e que o modelo GRI é semelhante ao modelo do Instituto Ethos, enquanto o modelo do IBASE é simples e de fácil compreensão, porém não contempla alguns indicadores que constam nos outros dois. Os Indicadores Sociais estão presentes nos três modelos, embora com nomenclaturas diferentes, assim como Indicadores Ambientais e Indicadores do Corpo Funcional.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Balanço Social. IBASE. Instituto Ethos. GRI.

1. HISTÓRICO

Nos anos 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de balanço social.

No Brasil a ideia começou a ser discutida na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.

A proposta, no entanto, só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social. Com o apoio e a participação de lideranças empresariais, a campanha decolou e vem suscitando uma série de debates através da mídia, seminários e fóruns. Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.

2. BALANÇO SOCIAL E CONTABILIDADE SOCIAL

2.1 BALANÇO SOCIAL

É um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.

2.2 CONTABILIDADE SOCIAL

É um termo utilizado na esfera governamental. Constitui-se num relatório macroeconômico, que destaca a estrutura e os resultados globais da economia, utilizando-se de dados que demonstrem:

• o crescimento real, a tendência e a constituição setorial da economia;

• as realizações dos setores públicos;

• a poupança interna e

• a distribuição de renda entre os diversos setores produtivos.

2.3 VANTAGENS DO BALANÇO SOCIAL

Num mundo globalizado, os grupos sociais de pressão estão mais organizados e atuantes em defesa dos interesses da sociedade e do meio ambiente.

Obviamente, isto influencia os consumidores, os quais tendem a adquirir, cada vez mais, produtos e serviços cujas entidades produtoras respeitem normas de proteção ao trabalho, do meio-ambiente e contribuam com a sociedade como um todo.

Com base nos resultados e indicadores de desempenho apresentados no Balanço Social, a organização pode planejar e executar um conjunto de atividades que resultem em benefícios para os empregados, para a comunidade, para o meio ambiente e para si própria.

A gestão dos indicadores sociais poderá propiciar à entidade os seguintes benefícios:

1. aumento de produtividade dos seus empregados;

2. fortalecimento da sua imagem institucional (marketing social);

3. aumento da sua fatia de participação no mercado.

O balanço social favorece a todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes fornece informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve. Seu processo de realização estimula a participação dos funcionários na escolha das ações e projetos sociais, gerando um grau mais elevado de comunicação interna e integração nas relações entre dirigentes e o corpo funcional.

Aos fornecedores e investidores, informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza, o que é um bom indicador da forma como a empresa é administrada.

Para os consumidores, dá uma ideia de qual é a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou serviço oferecido, demonstrando o caminho que a empresa escolheu para construir sua marca. E ao Estado, ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas. Enfim, como dizia Betinho: "o balanço social não tem donos, só beneficiários".

A primeira tarefa do contabilista para uma adequada formação de dados para o balanço social é ajustar o plano de contas da entidade. Além das contas normais e tradicionais, incluem-se no plano de contas títulos relacionados aos gastos sociais.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com