TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAB DO INSTITUTO ethos

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH

Instituto Ethos

Pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção

(Trabalho substitutivo pela ausência previamente informada)

Ramon Lyra

Belo Horizonte

2015

Com a intenção de combater a corrupção o instituto ETHOS promove uma ação que incentiva o combate a corrupção, visando a atuação em um mercado mais ético.

A integridade e o incentivo promovidos, contra a corrupção, pela instituição é visto como um pacto realizado entre as empresas que procuram combater a corrupção, com a missão de unir empresas e/ou organizações auxiliando na fortificação da integridade de um mercado mais ético, arrancando de forma direta a corrupção subornos entre outras coisas que alimentam a corrupção do mercado.

Incentivado por experiências anteriores, como a abolição do trabalho infantil e o pacto empresarial brasileiro de combate ao trabalho escravo, esse pacto realizado entre as empresas visando a integridade e o combate a corrupção, teve início a sua elaboração em 2005.

Algumas entidades aderiram ao pacto promovido pelo instituto ETHOS, com o crescimento de seus associados, a Patri Realções Governamentais & Politicas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também aderiram a esse pacto, e ainda puderem contar com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e da Fundação FORD.

Com a assinatura do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira que é contra a corrupção para seus profissionais, visando que todos os colaboradores das empresas assinantes do pacto cumpram de forma integra as expectativas do pacto.

O comprometimento em negar e vetar qualquer forma de suborno, mantendo nas organizações um trabalho de forma legal e transparente nas contribuições a campanhas políticas e predominantemente as transparências de informações e colaborações em investigações, quando necessário.

Visando o desenvolvimento de estratégias para apoiar as empresas que assinam o pacto, foi criado o grupo de trabalho do pacto empresarial em prol da integridade, e contra a corrupção.

Sua principal função é a criação de estratégias para implementar políticas que promovam a integridade e que combatem a corrupção a fim de mobilizar entidades empresariais.

Com o objetivo de ampliar a participação das empresas, o grupo coordenador constituiu um conselho para incentivação, constituído por entidade empresariais e representantes da sociedade civil.

Em todos os temas tratados pelo Pacto Empresarial, existem quatro que se destacam de forma integra contra a corrupção são eles: compras públicas, financiamento de campanhas eleitorais, desvios de recursos públicos e publicidade governamental.

Para garantir o monitoramento dos compromissos assumidos pelas assinantes do Pacto Empresarial pela Integridade contra a corrupção, foi feito um guia com os indicadores ETHOS sendo uma das ferramentas que garantem que os compromissos assumidos serão aplicados anualmente, sendo um dos requisitos para permanecerem no pacto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com