TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC 03 - RESENHA

Exames: CPC 03 - RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

O fluxo de caixa tem como objetivo levar informações para os usuários da entidade tanto internos como externo. Ele demostra toda variação de caixa e equivalentes de caixa, essa demonstração pode ser utilizada por todas as entidades para levar informações de como esta a variação do caixa e seus equivalentes, para assim com as demais demonstração possa gerar uma decisão importante para a entidade, ja o DFC deve ser dividida na sua formação em atividade operacional, financiamento e investimento, isso pegando os valores de um período. Essa avaliação depende muito do ramo das empresas, pois pode mudar. Uma conta pode ter mais de uma classificação, cabe a quem irar fazer, classificá-la de forma mais apropriada ao negócio para que o usuário entenda e possa tirar informações.

A entidade deve divulgar o seu fluxo de caixa desta maneira: do método direto ou indireto. Fazer pelo o método direto pega-se informações na DRE, balanço patrimonial e DVA, onde eles demostram operações que houverem ou não alterações no caixa e equivalentes de caixa já no método indireto analisa-se as receitas e despesas divulgadas na demonstração do resultado, as mudanças ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; os dois métodos não vão diferenciar o resultado final, só que devem conter informações importantes como a entrada de dinheiro de mercadorias vendidas, investimentos...

O CPC fala também em relação a moeda estrangeira, no caso deve ser registrada em moeda local e o saldo revestida em valor da moeda estrangeira.

Os juros sobre o capital próprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser classificado de uma maneira uniforme, de período a período, como decorrentes de atividades operacionais, de investimento ou de financiamento. Alguns juros têm umas classificações que podem comparecer tanto em um grupo de classificação como em outro, temos com exemplo ou juros sobre o capital próprio.

Os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido devem ser apresentados separadamente como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser especificamente relacionados com atividades de financiamento e de investimento,O fluxo de caixa só poderá conter movimentos de caixa e equivalentes de caixa, por isso investimentos e financiamento que não passarem por essas contas, não estarão no fluxo de caixa, Entretanto a demonstração deve conter as notas explicativas que são comentários da administração, para o melhor entendimento das informações e assim, se tomar a decisão certa, quanto foi adquirido ou retirado de juros, financiamentos e outros comentários que quem ler terá melhor entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com