TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES

Tese: CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Leiam o texto abaixo extraído de:

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre:

Artmed, 2009, p. 23.

“AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES

Encorajar a escolha contribui para a participação das crianças na prática, pois esta oferece, em particular, oportunidades para a independência e interdependência; oferece tempo para pensar, para interagir, para se relacionar e para estabelecer conexões. Isto significa reconhecer que uma ampla série de oportunidades e experiências devem estar disponíveis para apoiar a participação das crianças e para auxiliar as maneiras como elas aprendem e se envolvem umas com as outras e com os adultos.”

Escrevam um texto que relacione as disciplinas estudadas neste bimestre com o trecho acima.

O desenvolvimento de projetos pedagógicos é uma das possibilidades de articular o processo de ensino-aprendizagem nas muitas áreas do conhecimento, pois, dentro da rotina escolar de componentes curriculares estanques e diversos, sem um elo entre si, fica muito difícil o aluno fazer a mediação entre os vários conhecimentos construídos a partir de diversas temáticas.

Ao inserir uma proposta de trabalho com um tema norteador, os professores encontram maneiras de entrelaçar os diversos componentes curriculares de tal forma que todos estejam participando de atividades de pesquisa e prática em busca de diferentes enfoques de um assunto que traga significativos aprendizados.

Buscar na realidade exterior aos muros escolares temas relativos ao cotidiano cultural dos alunos, que muitas vezes não é validado como conhecimento na escola, motiva os alunos a quererem conhecer em profundidade fenômenos que já vivenciam e os instigam. Desta maneira, pegar um tema comum e proporcionar condições para os alunos reconstruírem o saber que já existe a partir do conhecimento formal. É essa reflexão que possibilita-os apropriarem-se de sua história e da história de seu país.

Se não instigarmos as crianças a pensar, tal fato poderá concretizar se. Se as crianças não receberem a chance de se tornarem curiosas e de descobrir respostas para suas perguntas, elas não se verão como aprendizes de sucesso, ou não considerarão a escola um lugar em que podem aprender algo interessante ou relevante. Ao final do processo, sua curiosidade intelectual morrerá.

O aprendizado deve ser dinâmico e construtivo, de tal forma que os próprios alunos possam ser os protagonistas da busca por este conhecimento, pois eles (juntamente com os professores) devem estar envolvidos em um contexto facilitador de aprendizagem, em que diversas formas de ensinar e aprender estarão disponíveis para que todos desenvolvam inúmeras habilidades e sejam valorizados e reconhecidos por tudo o que construírem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com