TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIMES CONTRA A VIDA E HONRA

Dissertações: CRIMES CONTRA A VIDA E HONRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

SÃO PAULO - A China é, entre os BRIC, o país mais avançado em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A conclusão é do Global Information Technology Report 2012, um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o Insead que avalia o uso de novas tecnologias e seu impacto para as economias de 142 países.

A China ocupa a 51.ª posição no ranking de "networked readiness", que considera todos os dados sobre acesso, uso e impacto da tecnologia nos países. A Rússia vem em seguida, na 56.ª colocação. O Brasil está em 65.º lugar, à frente apenas da Índia, que vem na 69.ª posição. O líder do ranking é a Suécia, seguida de Cingapura. Os Estados Unidos estão em oitavo lugar, e o Reino Unido, em décimo.

Apenas um pouco acima da média dos países avaliados, o Brasil tem um grande uso de TIC nas empresas e níveis razoavelmente bons de capacidade tecnológica em alguns segmentos de sua indústria, o que garante um desempenho relativamente bom de inovação em produtos e serviços e eleva a colocação geral do País. Mas a burocracia para criar novos negócios, os altos impostos, as altas tarifas de celulares e a falta de qualificação da população para lidar com as novas tecnologias são empecilhos para o desenvolvimento do País no setor.

A favor da China, estão os baixos custos dos serviços de telefonia móvel, a melhor qualidade de seu sistema educacional e os procedimentos mais simples para abrir um negócio. Outro ponto que eleva a posição do país asiático no ranking é o uso e o grau de prioridade da tecnologia para o governo chinês. O dado, porém, não pode ser visto apenas como positivo, uma vez que boa parte das inovações tecnológicas é usada para o controle da comunicação entre os dissidentes do país.

A diferença de resultado entre os dois países significa que, enquanto o Brasil está em um nível de TIC compatível com os países emergentes, a China já é considerada avançada em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação. Essa distinção, mais do que uma mera classificação, tem reflexos no impacto econômico da digitalização. Quanto mais avançado o estágio de digitalização, maior o impacto, na economia, de melhorias no acesso e no uso de tecnologia.

Para países com acesso restrito a tecnologia - um estágio anterior ao do Brasil -, um aumento de 10% na digitalização gera um aumento de 0,5 ponto porcentual (pp) no PIB per capita. A mesma melhora de digitalização produz um aumento de 0,62pp no PIB per capita de países de economia digital avançada, como a China.

A digitalização também tem efeitos positivos na capacidade de inovação e de criação de empregos: um aumento de 10% no acesso e no uso de tecnologia reduz em 0,84 ponto porcentual a taxa de desemprego de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com