TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFJF: PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO

Ensaios: CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFJF: PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  5.932 Palavras (24 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 24

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFJF:

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO

Oliveira, Vanderlí Fava – vanderlí@engprod.ufjf.br

Borges, Marcos Martins - borges@artnet.com.br

Molina, Maurício Leonardo Aguilar - aguilar@need.ufjf.br

Reyes, José Antônio Aravena - aravena@need.ufjf.br

Souza Filho, Romir Soares - romir@engprod.ufjf.br

Professores do Departamento de Fundamentos de Projeto do

Instituto de Ciências Exatas da UFJF

Resumo. Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de implantação do Curso de Engenharia de Produção da UFJF conforme consta do processo N 5334/2000 aprovado pelo Conselho Superior da UFJF em 12 de junho de 2000. O vestibular para a primeira turma do curso ocorreu em julho/2000 e as aulas iniciaram-se em agosto/2000. O curso pretende formar profissionais Engenheiros de Produção chamados “plenos”, isto é, sem uma ênfase ou base tecnológica específica. O que poderia ser considerado como uma inovação no curso é o seu projeto pedagógico, que se encontra ancorado num trabalho integrador das disciplinas de cada período do mesmo.

Palavra-chave: Implantação de Curso, Engenharia de Produção, Projeto Pedagógico

INTRODUÇÃO

O Projeto de Implantação do Curso de Engenharia de Produção foi elaborado entre 15 de março de 2000 e 07 de maio de 2000, por uma Comissão nomeada pelo Diretor da Faculdade de Engenharia professor Luiz Carlos Tonelli. A Comissão foi presidida pelo professor José Luiz Resende Pereira da Faculdade de Engenharia e composta pelos autores deste e pelo professor Gustavo Abdala. O projeto foi integralmente desenvolvido no Departamento de Fundamentos de Projeto e teve como seu relator o professor Maurício L Aguilar Molina.

O projeto do curso foi estruturado em cinco tópicos, conforme apresentado nos itens seguintes.

PROJETO DO CURSO

1 A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1.1 Gênese e Contextualização

O auge de temas como globalização, qualidade e produtividade, tanto nas empresas privadas quanto nas empresas públicas, coloca o foco em um tema de grande interesse na atualidade: a Engenharia de Produção. As raízes da Engenharia de Produção podem ser situadas no início da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das diferentes escolas de pensamento na Administração, orientadas à gestão de sistemas complexos de produção industrial a partir do século XIX, com nomes como TAYLOR, os irmãos GILBRETH, GANTT, FAYOL, FORD e outros. O aporte da Administração Científica na Engenharia pode ser verificado a partir de uma sucessão de eventos:

• 1776, ADAM SMITH reconhece as vantagens da divisão do trabalho;

• 1820, CHARLES BABBAGE desenvolve as idéias de A. SMITH em torno da organização e da economia da produção;

• 1905, FREDERIK W. TAYLOR, o pai da Administração Científica, estabelece as bases da organização da produção, controle do trabalho, distribuição das maquinas, produção e controle como áreas de estudo;

• 1910, FRANK e LILIAN GILBRETH desenvolvem os estudos sobre tempo e movimento que ajudam aos empregadores industriais a incrementar a eficiência do trabalho;

• 1915, F.W. HARRIS desenvolve a primeira aplicação dos modelos matemáticos ao controle de inventários;

• 1931, WALTER SHEWHART desenvolve a primeira aplicação dos princípios de probabilidade ao controle da qualidade;

• 1934, L.H.C.TIPPETT desenvolve a amostragem do trabalho

A partir da Segunda Guerra Mundial foram desenvolvidos:

• a programação linear e outros métodos de programação;

• os modelos matemáticos;

• os computadores de alta velocidade;

• a simulação para os problemas da Engenharia de Produção;

• a automação;

• a Engenharia Humana

Na atualidade, as técnicas da administração da produção passam pelo uso de:

• estatística;

• gráficos de controle;

• ergonomia do trabalho;

• trabalho em equipe;

• a multi-funcionalidade;

• os manuais de procedimentos e operações;

• o asseguramento controle e garantia da qualidade.

A Engenharia de Produção surgiu no início do século XX no setor industrial metal-mecânico. Não obstante, a paulatina incorporação de novos conceitos e métodos tomados principalmente da administração e da pesquisa operacional, fez com que a Engenharia de Produção começasse a moldar um caráter diferente de suas congêneres, tornando-a distinta de qualquer área tecnológica e passando a atuar de forma transversal às áreas clássicas da Engenharia. Nas últimas décadas, a Engenharia de Produção vem ampliando seu campo de atuação, incluindo cada vez mais o setor de serviços e, de forma especialmente crescente vem avançando nos campos da informação e do conhecimento.

1.2 Definições e Conceitos

Em 1948, no final da Segunda Guerra Mundial, foi fundado nos Estados Unidos o IIE (Institute of Industrial Engineers <www.iienet.org> que é a principal entidade internacional relacionada ao desenvolvimento da área de Engenharia de Produção. Uma definição clássica para a Engenharia de Produção é a dada por esta entidade:

"A Engenharia de Produção tem a ver com o projeto, com a melhoria e a implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia. A Engenharia de Produção é baseada no conhecimento especializado em ciências matemáticas, físicas e sociais, em conjunto com os princípios e métodos de análise e de projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com