TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Textos Curso: Engenharia de Produção

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

Jean Vieira da Silva                                                        RA00201401501

Disciplina: Leitura e Produção de Textos  Curso: Engenharia de Produção

Prof.ª Cláudia Abreu

ATIVIDADE AVALIATIVA (2,0) – PRODUÇÃO DE RESENHA A PARTIR DE ARTIGO CIENTÍFICO.

Referência do texto resenhado: Sistema Toyota de Produção: Mais do que simplesmente Just-in-Time (http://www.scielo.br/pdf/prod/v5n2/v5n2a04.pdf)

 Paulo Ghianato, Mestre em Engenharia de Produção PPGEP/UFRGS. Division of Systems Science_ Graduate School of Science and Technology Kobe University. Rokkodai-cho, Nada-Ku, Kobe 657, Japan.                                                                                                                                                                                              

Resenha: Sistema Toyota de Produção: Mais do que simplesmente Just-in-Time

O impacto da crise do petróleo havia destruído a capacidade competitiva das companhias industriais estruturadas. Segundo o modelo de produção de massa, precisava-se então um modelo que identificasse os fatores responsáveis pelos resultados assombrosos. Sendo, o artigo cientifico presente, descreve interpretações acerca do Sistema Toyota de Produção, apontando o Just-In-Time, Autonomação e Controle de Qualidade como sua essência, onde o STP esta estruturado sobre a base da completa eliminação das perdas”.

Motta (1993), conclui uma tentativa de entendimento sobre o Just-in-Time, dizendo que é uma técnica de gerenciamento que se utiliza de varias normas e regras para modificar o ambiente produtivo, podendo ser aplicada em outras áreas das empresas. Essencial que haja um entendimento sobre JIT, sendo um meio de alcançar o verdadeiro objetivo do Sistema Toyota de Produção que é aumentar os lucros através da completa eliminação de perdas.

Ohono (1988) e Shingo (1981), relatam que, mesmo Autonomação esteja frequentemente associada à automação, ela não é um conceito restrito às maquinas, estaria mais ligado a ideia de autonomia. No STP, a Autonomação é ampliada para a aplicação em linhas de produção operadas manualmente, qualquer operador da linha pode parar a produção quando alguma anormalidade for detectada para impedir a propagação de defeitos e eliminar qualquer anormalidade no fluxo de produção. Quando interrompido o processo, o problema torna se visível e desencadeia um esforço conjunto (operador, colegas e supervisores) para identificar a causa e eliminar. Esse é um procedimento chave na obtenção dos índices de qualidade superiores das fabricas Toyota.

O Controle da Qualidade Zero Defeito (CQZD) da Toyota, possui pontos de sustentação ( inspeção com caráter preventivo, nada de inspeção por amostragem, redução do tempo entre detecção e ação corretiva do erro, aplicação de dispositivos à prova de falhas) para o método racional e cientifico capaz de eliminar a ocorrência de defeitos através da identificação e controle das causas, para que haja a produção de produtos livres de defeitos. O CQZD é a base operacional essencial para a pratica da Automação.

Professor Monden, descreveu a primeira compreensão detalhada do TPS, mas não apresentou elementos fundamentais para o equilibrio do sistema e diversas relações importantes entre os elementos também não estão presentes. Uma comparação existe entre a estrutura proposta por Monden e a estrutura proposta relatada acima, demonstra a raiz destas diferenças residindo na ampliação das relações da Autonomação. Monden faz confusão entre o conceito de Autonomação e o conceito de auto inspeção, que podem estar ligadas, mas são conceitos completamente distintos, levando a um parecer que Monden nao percebeu a preocupação da Toyota em eliminar os defeitos através da detecção dos erros.

Bibliografia

MOTTA,P.C.D. Ambiguidades Metodológicas do just-in-time. In: Encontro Anual da ANPAD,17. ANPAD, Salvador, 1993. 10v. V3, p.46-57.

OHNO, T.  Toyota Production System: Beyonde large-scale production. Cambridge, Massachusetts, Productivity Press, 1988

SHINGO, S. Stdy of Toyota production system from industrial engineering viewpoint. Tokyo, Japan Management Association, 1981

MONDEM, Y. Produção sem estoques: uma abordagem prática do sistema de produção Toyota. São Paulo, IMAM, 1984

Grade de avaliação: (para uso da professora, manter na folha final)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com