TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  5/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.537 Palavras (39 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 39

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS

NOME DO ALUNO

EMPRESA JUN DAY LTDA.

CIDADE-UF

2017

NOME DO ALUNO

EMPRESA JUN DAY LTDA.

Trabalho de PIM VII (Projeto Integrado Multidisciplinar) apresentado à Universidade Paulista (UNIP) como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Logística integrada, Gerenciamento de sistema de informação, Desenvolvimento Sustentável.

Orientador: Prof.

CIDADE-UF

2017

RESUMO

Este projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula de forma prática, através da coleta de dados e análise de uma empresa real. Abordará o funcionamento da empresa Jun Day Ltda de forma ampla, visando ainda inserir conhecimentos detalhados de sua estrutura e dos processos organizacionais por ela utilizados. O trabalho exposto a seguir terá como finalidade fornecer dados coerentes e relevantes sobre a Jun Day, baseado nas matérias ministradas no último período do curso de Processos Gerenciais, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho foi dividido em capítulos, cada um abordando uma disciplina do bimestre. O primeiro refere-se à disciplina Logística Integrada, no qual serão abordados aspectos referentes à cadeia de suprimentos e de distribuição, ao planejamento e controle dos processos logísticos da empresa, bem como às estratégias utilizadas pela Jun Day para promover a integração de suas operações como forma de obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes.  O segundo capítulo descreve os sistemas utilizados pela Jun Day para o gerenciamento das informações pertinentes no dia-a-dia da organização. Neste sentido serão apresentados alguns sistemas utilizados pela empresa estudada e sua relação com o alcance dos objetivos estratégicos. Já o terceiro capítulo aponta questões relacionadas à preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Neste sentido, serão apresentadas quais as medidas têm sido tomadas pela empresa objetivando alcançar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, social e ambiental. Assim sendo, a finalidade principal da elaboração deste trabalho é tecer algumas considerações sobre as características da empresa no que diz respeito ao gerenciamento dos sistemas de informação utilizados no ambiente organizacional com vistas a nortear a tomada de decisões, bem como no que concerne à integração dos processos logísticos e ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, atrelado a um plano de desenvolvimento sustentável que leve em consideração os preceitos de ética e responsabilidade social, tudo isso com o propósito de realizar um diagnóstico organizacional da empresa estudada e propor possíveis melhorias em seus processos.

Palavras-chave: Sistemas; logística; informação; sustentável e integração.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

1.1. Histórico da organização        3

2. LOGÍSTICA INTEGRADA        4

2.1 Planejamento e Controle do Processo Logístico        5

2.2 Estratégias de Preços x Custos Logísticos        7

2.3 Estratégias de Compras e Estoque        9

2.4 Estratégias de Propaganda        10

2.5 Integração da Cadeia Logística x Sistemas de Gerenciamento        11

2.6 Fluxos Logísticos        12

2.7 Cadeia de Distribuição e Localização        12

3. GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        13

3.1 Sistemas de Informações        14

3.2 Sistemas Integrados de Gestão        16

3.3 Melhorias Proporcionadas pelo ERP        18

3.4 SI Aplicado aos Processos Internos da Empresa        19

3.5 Sistemas de Informações na Tomada de Decisão        21

4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        22

4.1 Sustentabilidade Empresarial        23

4.2 Práticas de Preservação Ambiental        24

4.3 Responsabilidade Ambiental na Jun Day        25

5. CONCLUSÃO        28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        30

1. INTRODUÇÃO

O atual ambiente competitivo tem afetado profundamente o comportamento das organizações impondo-as a novos desafios e a adoção de estratégias que as evidenciem e possibilitem corresponder às expectativas do mercado, levando-as a medidas mais dinâmicas quando se trata da gestão de negócios. Este novo cenário, caracterizado pelos avanços tecnológicos e pela globalização, aponta para a necessidade das organizações em elaborarem uma gestão mais eficaz, buscando construir uma estratégia sólida e exclusiva. Diante deste contexto, o presente trabalho foi elaborado através da análise das práticas de gestão organizacional da Jun Day Ltda.

Ao longo do desenvolvimento do trabalho serão mostradas informações referentes às práticas organizacionais da empresa, baseadas no conteúdo apresentado nas disciplinas cursadas neste quarto período do curso de Processos Gerenciais, a saber: Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável.

O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade identificar quais os métodos e estratégias utilizadas pela empresa para alcançar uma posição de destaque no cenário econômico, relacionando a teoria aplicada em sala de aula e a prática executada pela Jun Day. Além disso, através da coleta de dados de uma empresa real será possível fazer uma análise crítica e imparcial dos resultados obtidos e relacioná-los a realidade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.4 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com