TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE

ALINE FERNANDES DE SIQUEIRA – RA 7581596384

ANGÉLICA LIMBERG ROGAI - RA 6707341635

JOSIE ELISA DA SILVA – RA 7703664510

LUCIANA PORTEIRO VELLOSO - RA 6784364277

MARISA DE ANDRADE SANTOS – RA 7986731252

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE

TUTOR PRESENCIAL: Karin Priscila Morais

PROFESSOR EAD: Me. Hugo David Santana

SÃO PAULO/SP

2014

ALINE FERNANDES DE SIQUEIRA – RA 7581596384

ANGÉLICA LIMBERG ROGAI - RA 6707341635

JOSIE ELISA DA SILVA – RA 7703664510

LUCIANA PORTEIRO VELLOSO - RA 6784364277

MARISA DE ANDRADE SANTOS – RA 7986731252

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CONTABILIDADE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TUTOR PRESENCIAL: KARIN PRISCILA MORAIS

PROFESSOR EAD: Me. HUGO DAVID SANTANA

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina em processos Gerenciais da Fauldade Anhanguera Educacional, turma 2º semestre, sob orientação do Profª. EAD. Karin Priscila Morais

SÃO PAULO/SP

2014


SUMÁRIO

RESUMO.................................................................................................................................01

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................01

1. CONTABILIDADE BÁSICA............................................................................................02

2. PRINCIPAIS CONCEITOS DA CONTABILIDADE....................................................03

3. BALANÇO PATRIMONIAL............................................................................................04

3.1 EXEMPLO DE BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................05

3.2 CLASSIFICAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL......................................................06

4. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO –DRE................................06

4.1 MODELO DO DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.....................07

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10

ANEXO I..................................................................................................................................12


RESUMO

A contabilidade tem como objetivo principal captar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam o patrimônio, tanto da pessoa física como da pessoa jurídica. O profissional contábil deverá atender as diferentes exigências dos diversos usuários da contabilidade, adaptando-se aos avanços das obrigações e normas impostas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

INTRODUÇÃO

A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, necessita de uma adequada estrutura de informações confiáveis para auxiliar a tomada de medidas fundamentais para fazer em face de concorrência, auxiliar resultados e lançar novos produtos no mercado a preços competitivos. À medida que aumenta as dimensões das empresas, maior é a necessidade de gestores com informações atualizadas que permitam o registro organizado de todas as suas transações efetuadas. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para o registro e gestão dos negócios. Isto obriga que todos os aspectos da gestão das empresas estejam devidamente organizados, programados e controlados, tendo em vista permitirem toda informação da empresa em tempo oportuno, permitindo ao profissional coletar esses dados, elaborar e analisar relatórios gerados pelas ocorrências, apresentando ao público em geral a situação econômico-financeira da empresa, com o intuito de obter conceituação, crédito, credibilidade, posicionamento junto aos clientes, fornecedores, bancos, governo.

Utilizando assim o Balanço Patrimonial uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil e o DRE (demonstração de resultado de exercício), onde se oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.

.

1. CONTABILIDADE BÁSICA

A contabilidade é um procedimento de registro organizado de todas as transações efetuadas pela empresa, é uma ferramenta indispensável para a gestão dos negócios. A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, necessita de uma adequada estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é a principal delas.

A contabilidade alcança sua finalidade através do registro de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da empresa, objetivando assegurar seu controle e fornecer aos seus administradores as informações necessárias à tomada de decisão. O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, chamada de escrituração.

As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (261.7 Kb)   docx (98.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com