TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO PARA APRENDIZADO E CONFECÇÃO DE ARRANJOS DE IKEBANA

Monografias: CURSO PARA APRENDIZADO E CONFECÇÃO DE ARRANJOS DE IKEBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES INTERGRADAS CANTAREIRA

CURSO PARA APRENDIZADO E CONFECÇÃO DE ARRANJOS DE IKEBANA

Prof. Oscarlina Ferreira da Silva Lemke

São Paulo - 2005

Ikebana

A aula prática consiste em aprender o posicionamento das hastes florais a serem fixadas no Hanadomê.

Obedece a 3 medidas da boca do vaso:

1 – ½ medida da boca

2 – 1 vez e ½ a medida da boca

3 – 2 vezes a medida da boca

Tudo isso deve ser feito de maneira conscientizada de que estamos trabalhando com energia. As hastes de sustentação são, quase sempre, a parte verde da Ikebana cortadas nas medidas acima, representando o sol, a lua e a terra, e também a família: o pai-sol, a mãe-lua e a terra, a avó. As flores, bem escolhidas, seguindo o mesmo posicionamento, sempre com a de coloração mais viva abaixo das outras, complementando a representação da família. Colocar uma flor menor com uma coloração um pouco mais clara representa toda a humanidade. Terminar como mosquitinho ou lágrimas de virgem como a representação do amor (completar com tuias os espaços). Verificar a harmonia.

Escolha das Plantas

Os galhos para a haste devem ser os galhos fortes de plantas de longa duração.

Ex.: Espada de São Jorge

Folhas de Antúrio

Folhas de Era

Folhas de Pitangueira

Folhas de jabuticabeira

Folhas de Strelizia

Folhas de Dracena (várias espécies)

Folhas de Uvaia

Folhas de Goiabeira

Folhas de Macieira e outras

Folhas de Pereira

Folhas de Kiwi

Folhas de Jambeiro e etc

Folhas de Guaiambé e muitas outras

As flores devem ser as mais duradouras de acordo com a ocasião, o motivo da Ikebana, para quem e para que: Quase sempre é para proteção de ambiente para alguém ou alguma coisa.

Flores:

Lírios

Copos de Leite

Antúrios

Lírios da Paz

Orquídeas

Crisântemos

Strelizias

Pessegueiro

Bicos de Arara, etc.

Podem ser flores de jardim ou flores silvestres

A seguir as flores menores de tonalidade mais suave – preencher, também, os espaços vazios com tuias. Ir completando com flores miúdas mosquitinhos ou lágrimas de virgem ou crisântemos miúdos e brancos.

Vaso:

O vaso também deve ser bem escolhido (pela cor e forma). Se quadrado, redondo ou de forma exótica, a Ikebana deve ser montada de acordo com a forma do vaso para que haja graça, harmonia e beleza. Pode ser incrementado com pedrinhas coloridas. De preferência que combinem com as flores.

Hastes e Vasos:

Posicionamento das hastes

Fixação

Usar o Hanadomê, fixar as hastes firmemente utilizando-se de vasos de qualquer formato. Pode-se também, usar flower em vasos fechados.

Harmonia

Para exaltar a calma, a paz, meditação, relaxamento, o lado profissional, o espiritual, a saúde, etc, escolher as flores em cores que dão para se combinar nuances de tonalidades e usar vaso simples.

Para comemorações, usar flores de tonalidades contrastantes com folhas verdes forte. Utiliza-se vaso escuro.

Para aniversários, utilizamos flores de cores suaves, flores miúdas contrastantes e vasos claros.

Para casamentos, usamos flores preferencialmente grandes e brancas, outras, pouco miúdas, verdes forte. Se quisermos usar flores coloridas, que sejam cores suaves. Pode-se usar, também, algum detalhe dourado ou prata. O vaso é de cor clara.

Para igreja, procurar seguir o gosto da pessoa que fez a encomenda. Observar sempre a luz (claridade) do ambiente. Os vasos são altos e escuros.

Para Clubes, as flores devem ser alegres, bem coloridas. Podem combinar ou ser contrastantes.

Para residências, devemos, antes de tudo observar o local onde o arranjo será colocado: os móveis, cor da parede, os objetos que ficarão ao redor, a luz e a sonoridade inclusive. Devemos dar bastante importância a harmonia, uma vez que o objetivo é de tranqüilizar, energizar e adquirir paz.

O uso de complementos

No caso de incrementar o arranjo da Ikebana, pode-se utilizar vasos transparentes com pedrinhas de vidro coloridas que se adaptem bem e a´te peixinhos coloridos.

Também são muito utilizados na complementação das hastes o vime, casacas de tronco, raízes, troncos pequenos e, em caso de ornamentação de um ambiente, o próprio tronco de árvore e pedras irregulares com coloração variada.

O tratamento das flores

Depois de escolhidas, as flores devem ser tratadas de forma especial. Devem ser cortadas dentro de um vaso ou vasilha com água de forma carinhosa e delicada. Lembrar que trata de um ser vivo!

O objetivo é o de entrar em harmonia com o universo, carregando-se da energia da natureza em benefício de alguém ou alguma coisa. Este procedimento deve ser realizado nos momentos de profunda tranqüilidade e paz buscando a elevação do espírito.

A contemplação

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com