TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO PREMIERCULAR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Relatório de pesquisa: CURSO PREMIERCULAR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.241 Palavras (25 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE (Inserir sua unidade de ensino)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

SEU NOME (A) E RA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE 2014.2

Disciplinas: PROCESSOS GERENCIAIS; MATEMÁTICA.

TUTOR EaD Tania Mª. Alves Capodifoglio

CIDADE / ESTADO

2014

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

Recomendações Finais

Referências

INTRODUÇÃO

A introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor do seu texto, o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.

Na introdução deste desafio profissional você deve anunciar qual o assunto será discutido ao longo do trabalho. Esta etapa do trabalho consiste em uma apresentação sintetizada do tema abordado e deve ilustrar brevemente os objetivos e razões de sua elaboração.

DESENVOLVIMENTO

O seu trabalho é produzir um texto/relatório composto pela resolução das atividades propostas nos 3 (três) passos do desafio profissional, tomando como base a estrutura organizacional e operações descritas para a empresa fictícia (Hoterdan - Hipermercado).

A partir da introdução e dos resultados dessa consultoria daempresa fictícia (Hoterdan - Hipermercado), a diretoria executiva abriu processo seletivo e contratou você como Diretor (a) Administrativo e de Projetos para desenvolver: modelagem da estrutura; capacitação e/ou desenvolvimento de competências gerenciais (níveis – operacional, médio e estratégico).

De acordo com as informações do contexto, siga os passos descritos abaixo para a realização do Desafio Profissional, a saber:

PASSOS

Passo 01: Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

Comece o desenvolvimento do trabalho elaborando o desenho organizacional (organograma) do Hoterdan Hipermercado.

Considere as informações disponíveis no Desafio Profissional (pagina 6)

O desenho organizacional constitui umas das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.

Passo 02: Você deverá elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para os “Diretores e Gerentes”, visando:

Melhorar a sua eficácia gerencial (Diretores e Gerentes);

Desenvolver líderes;

Capacitá-los a liderança situacional;

Construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Considere para a solução do passo 2 as estratégiasutilizadas pela empresa, descritas na pagina 5 do Desafio Profissional.

Passo 03: Após a capacitação dos Diretores e Gerentes, elabore um programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional.

Considere para a solução do passo 3 a hierarquia das necessidades desenvolvida por Maslow e as necessidades humanas primárias e secundárias (ciclo motivacional).

RECOMENDAÇÕES FINAIS (Conclusão)

Chegou a hora de fazer o fechamento do desafio profissional. Você deverá compilar todas as informações dos passos 1 a 3 e concluir o relatório final em formato Word (‘.doc’ ou ‘.docx’ – Word.

REFERÊNCIAS

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Desafio Profissional é um item obrigatório e um dos principais critérios de avaliação do trabalho. Nas referências normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no levantamento de literatura.

Veja os exemplos de como citar as fontes de pesquisa que utilizou neste Desafio Profissional:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (Livro Principal)

MUROLO, Afrânio / BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. -- 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012. (Livro Principal).

1. Perfil da empresa

Uma empresa do setor varejista de alimentos (Hoterdan – Hipermercados), com o objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, situada no interior de São Paulo-SP. Contratou uma empresa de consultoria em gestão administrativa, para saber o motivo dos lucros estarem caindo a quatro trimestres consecutivos. Mesmo com as vendas em alta.

Desde á presidência ao setor de operações, concluiu-se que haveria á necessidade de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerenciais. Foi analisada no relatório da consultoria divergências política entre departamentos, devidos as competências técnicas em ambas às hierarquias tanto os níveis superiores como inferiores. Foi analisada também a falta de um programa para capacitação profissional e motivação dos colaboradores da empresa. Destacou também uma a definição de uma nova estrutura organizacional, para a reestruturação da empresa como uma rede de hipermercados, condizente com o seu projeto de expansão econômica em todo o estado de São Paulo.

Esta rede de supermercados é uma empresa regional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com