TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

Tese: CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

1 - CUSTOS DOS MATERIAIS: São aqueles ligados a atividade produtiva e associados à avaliação do estoque

- ESTOQUE: É o conjunto de itens materiais de propriedade da empresa como aqueles mantidos para vendas futuras, os que se encontram em processo de produção ou consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.

- TIPO DE ATIVOS CONSIDERADOS ESTOQUE: Mercadorias para comércio ou produtos acabados, materiais para a produção, materiais em estoque não destinados à produção normal, chamados também de indiretos, auxiliares ou não produtivos, produtos em processo de fabricação ou elaboração e custo das importações em andamento referentes a itens de estoque.

- CUSTEIO DOS ESTOQUES E SEUS MÉTODOS: Determina o custo adequado às vendas, o lucro apropriado. Os principais métodos são:

- CUSTO MÉDIO: Também conhecido como Média Ponderada ou Média Móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O valor dos itens de estoque no final do período será representado pela média ponderada do custo do estoque do começo do período e de todas as compras efetuadas durante o mesmo período;

- PEPS - Primeiro a entrar, primeiro a sair: o custo deve ser carregado pelo valor efetivo do material consumido na produção, pressupondo que os primeiros materiais a serem usados na produção são os mais antigos do estoque;

- UEPS – Último que entra, primeiro que sai: é o inverso do método PEPS, sendo o custo do material baseado na entrada do lote mais recente de mercadoria e em seguida o anterior e assim sucessivamente, até atingir o mais antigo.

- CUSTEIO DA PRODUÇÃO: Associado às unidades produzidas, é o resultado da aplicação do custo unitário nas quantidades utilizadas (saídas) do processo e por meio do qual é transferido os valores das contas de produtos em processo para os produtos acabados.

- CUSTEIO DE VENDAS: Associados às unidades vendidas, é a saída da conta de Estoque de Produtos Acabados que reflete no custo das mercadorias vendidas.

2 – CUSTOS DA MÃO DE OBRA: São Aqueles ligados aos custos diretos e indiretos da fábrica que são relacionados aos produtos e aqueles ligados à área administrativa e comercial.

- CUSTO DE PRODUÇÃO DA MÃO DE OBRA DIRETA: São atribuídos aos produtos em fabricação e posteriormente aos produtos acabados.

3 – CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO: São apropriados pelo custo por absorção onde os produtos em elaboração absorverão os custo de matéria prima, mão de obra e custos indiretos de fabricação.

- CENTRO DE CUSTO: É a divisão da fábrica em departamentos para um melhor levantamento dos custos indiretos de fabricação, se aplicando também nas áreas administrativas e comerciais, permitindo um controle mais eficiente e determinação mais adequada do custo dos produtos e serviços. Para determinar o centro de custo, é levado em conta a estrutura organizacional da empresa, os métodos de fabricação, os serviços executados em cada setor, quantificação dos volume de produção e da mão de obra direta, grau de utilização e a natureza dos equipamentos utilizados no processo de produção. A distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com