TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUrva De Possibilidades De Produção

Ensaios: CUrva De Possibilidades De Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

Curva de Possibilidade de Produção (CPP)

Uma das primeiras coisas que aprendemos em economia é a Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ela indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.

É chamado de produção potencial o limite máximo da produção de um país, esse limite é dado devido a escassez dos recursos. A CPP considera toda a força de trabalho da sociedade, ou seja, quando todos os recursos disponíveis estão empregados e não há capacidade ociosa.

A função supõe apenas a produção de dois bens, utilizando o máximo de recursos disponíveis, para isso é necessário fazer uma escolha da quantidade do bem a ser produzida.

Essa escolha é também chamada de trade-off, quando se abre mão de um bem para se obter um outro bem distinto.

Imagine uma sociedade que produz alimentos (bens de consumo), dado momento ela vê a possibilidade ou necessidade (o motivo não vem ao caso), de produzir máquinas (bens de capital).

Utilizando os mesmos recursos, ou seja, a sociedade não fez nenhum tipo de investimento ou contratação de mão de obra, exatamente os mesmos recursos que ela utilizava na produção de alimentos, ela utilizará na produção de máquinas.

Como os recursos eram utilizados em sua máxima capacidade produtiva, então será necessário abrir mão da produção de alimentos para produzir máquinas, e esse trade-off é dado por uma certa função (que não vem ao caso no momento).

Vamos analisar a tabela de possibilidades de produção:

Alternativas de produção Máquinas (milhares) Alimentos (toneladas)

A 25 0

B 20 30,0

C 15 47,5

D 10 60,0

E 0 70,0

Podemos notar que na alternativa A está produzindo 25 mil máquinas, mas não está produzindo alimentos. Já na alternativa E está produzindo 70t de alimento, mas não está produzindo máquinas. As demais alternativas (B, C, D) são intermediárias, ou seja, produzem ambos os produtos.

Vamos analisar os dados no gráfico abaixo:

A curva ABCDE indica todas as possibilidades de produção de máquinas e alimentos dentro da sociedade.

O ponto Y (ou qualquer ponto interno a curva) indica que a sociedade está operando com capacidade ociosa ou com desemprego, isso quer dizer que os fatores de produção estão sendo subutilizados.

O ponto Z representa uma combinação impossível de produção, está indicando que a produção seria maior do que a capacidade produtiva da sociedade.

O deslocamento da curva para a direita indica que o país ou sociedade está crescendo, houve um aumento da quantidade física de fatores de produção ou melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com um progresso tecnológico.

Esse deslocamento permite a economia obter maior quantidade de ambos os bens.

Conceito da curva de oferta e demanda

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com