TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabeamento Estruturado Praticas De Instalação

Trabalho Universitário: Cabeamento Estruturado Praticas De Instalação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A PRÁTICA.

As atividades estão compreendidas dentro das premissas dos requisitos técnicos sobre Redes de Computadores, estando dentro do escopo de conhecimento vivenciados no período previsto em sala de aula. Essas atividades estão compreendidas desde o planejamento de infraestrutura de cabeamento estruturado até concessão de um plano de menor custo para as empresas com perfil matriz-filial para ligações telefônicas através da tecnologia VoIP usando a infraestrutura de dados existente do cliente.

4.1. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CABEAMENTO.

Com o aumento dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado no que se diz respeito ao Cabeamento Estruturado e a nova visão sobre a importância de uma boa infraestrutura para suportar novos serviços de rede. As empresas de pequeno, médio e grande porte da Cidade do Natal/RN estão cada vez mais exigentes, dando real atenção a setor de Tecnologia da Informação (TI), aumento assim a probabilidade para fins de comunicação entre seus clientes. (NATALTEL, 2013).

Para implementação do Sistema de cabeamento estruturado, inicialmente é realizado uma visita ao cliente-alvo que possui uma perspectiva no aumento do setor de tecnologia, em segundo é realizado um estudo de viabilidade técnica para recolher informações sobre as necessidades do cliente. Segue o modelo de acordo com a tabela 1 sobre as possíveis informações relevantes do estudo de viabilidade. (NATALTEL, 2013).

Tabela 1 – Modelo do estudo de viabilidade técnica (VT).

Estudo sobre as necessidades do cliente (VT).

01 Sala de Telecom/Equipamentos possui um tamanho mínimo de acomodação de equipamentos e cabeamento?

02 Sala possui refrigeração para os equipamentos?

03 Existe sistema de aterramento?

04 Possui redundância de alimentação elétrica, ou, sistema conta sinistros elétricos?

05 Caso projeto seja novo, existe planta baixa do local para implantação do projeto?

06 Caso já exista um sistema, existe um mapeamento da infraestrutura?

07 Terminações, blindagem ou categorias do cabeamento a ser escolhido no projeto?

08 Tipos de sistemas de encaminhamento interno e externos?

09 Caso exista encaminhamento, dever-se realizar novos encaminhamentos?

10 Que tipo ou tamanho do Rack para acomodar os equipamentos?

11 Quantidade de Ativos e Passivos de redes: (PABX, roteadores, Pontos de acesso sem fio, switches, path panel, path cords, etc.)?

Fonte: Nataltel (2013)

Observa-se que a Tabela 1 do Modelo de Estudo de Viabilidade Técnica não segue necessariamente essa ordem, podendo aumentar os quesitos para melhorarias do projeto. Depois do levantamento das possíveis necessidades do cliente, inicia-se a criação do Projeto de infraestrutura de redes. A aprovação do projeto é ponto inicial para concretização de implementação da infraestrutura de redes. Forma-se equipes de 02 (dois) ou 3 (três) técnicos, sendo um auxiliar, dotado da ordem de execução de serviço e uma lista de materiais usados em campo, ficando uma cópia na empresa para possível conferência, caso seja necessário usar outros ou aumentar a quantidade de materiais. Abaixo encontra-se a Tabela 2, um modelo preenchido dos materiais levado para execução do projeto.

Tabela 2 – Modelo da planilha de materiais.

Qtd Item Observações

01 Rack piso padrão 42U 19” pol. ( 600mm x 1070mm ) Sala de Equipamentos

01 Kit Rodízio (4 rodas + parafusos) Fixar no Rack

01 Voz Panel 50 portas (cat. 3) Espelhamento PABX

06 Path Panel (cat. 6) Espelhamento Área de trabalho

05 Guia de cabos Organização do rack

02 Bandeja fixa 1U (19” pol) Acomodar passivos de rede

60 Path cord 1,5m (cat. 6) – azul Sala de Equipamentos

50 Path cord 3m (cat. 6) – azul Área de trabalho

01 Central Telefônica Hibrida (digital/IP) Sistema de voz

02 Kit porca-gaiola (50und) Fixação dos componentes

02 Swicthes 24 portas (19”pol) Ativo de rede

04 Caixa de Cabos UTP (cat. 6, 305m) Área de trabalho

02 Régua de tomadas 1U 8 Saídas Ativo de rede

Fonte: Nataltel (2013)

Como observado, a lista é devidamente preenchida, desde passivos de rede: path panel, path cord, até ativos de rede: switches, régua de tomadas. Os valores dos equipamentos não adéquam ao objeto de estudo, sendo este documento para fins acadêmicos.

Com todo o material relacionado e devidamente registrado, inicia-se a execução de implantação da infraestrutura de rede no ambiente da empresa. Tudo começa pelo lançamento de todo cabeamento no âmbito da empresa. Denota-se a importância na identificação do cabo de par-metálico para o lançamento, inserindo origem e/ou destino do cabo para fins de distribuição, organização e padronização do projeto. A figura 4 exibe um exemplo de etiquetagem do cabeamento na sala de equipamentos.

Figura 4 – Modelo de etiquetagem da sala de equipamentos.

Fonte: Nataltel (2013)

Há ainda outro método usado em campo na identificação do cabeamento, trata-se de um equipamento denominado Kit localiza dor de cabos. O seu funcionamento é bastante simples: De um lado (área de trabalho) coloca-se o emissor de sinal elétrica alimentado com bateria de 9v (volts), no caso o cabo que deseja-se localizar, e do outro (Sala de telecomunicações e/ou equipamentos), coloca-se a ponteira de recepção de sinal, ao ouvir o sinal de tom agudo, então percebe-se que este é o cabo que foi selecionado inicialmente no método,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com