TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau

Exames: Cacau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 11

Cacau Show, A História da Maior Rede de Chocolates Finos do Mundo

Império construído por Alexandre da Costa completa 23 anos e se torna a maior rede de franquias de alimentação do País

A Cacau Show surgiu no começou da Páscoa de 1988. Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Sua maior surpresa ao chegar com o pedido na fábrica foi que não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, resolveu produzir os ovos por conta própria, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue.

O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para Costa criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde. Porém, logo depois passou a pagar aluguel pelo espaço. Costa se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários.

A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001 e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano, e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, da Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta é chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil.

Hoje a empresa conta com 1.100 franquias em todo o País e, com isso, se tornou a maior rede de alimentação do Brasil. A fábrica, instalada em Itapevi, interior de São Paulo, em 2006, possui 70 mil metros quadrados, sendo 37.500 mil m² construídos e com previsão, até abril de 2012, de chegar a 55 mil m² de área construída, produzindo 250 tipos de produtos.

Atualmente, a Cacau Show possui uma extensa linha de produtos incluindo o Montebello – uma deliciosa “montanha” de marshmallow coberta com o puro chocolate ao leite da Cacau Show, as tradicionais trufas - mais de 25 sabores. Itens como o Livro de Trufas Edição Especial, opções de presentes para todas as ocasiões como a caixa Porta-Jóias, e chocolates de consumo imediato estão entre os carros-chefe da marca. Há ainda outras centenas de produtos como chocolates finos artesanais, fondue, café, chás e cookies, que garantem o sucesso da empresa.

Vale destacar ainda datas importantes como a Páscoa e o Natal, os dois períodos de maior venda para a marca. A especialidade em trufas tornou a Cacau Show também referência quando o assunto são Ovos de Páscoa. Nesta época, o consumidor encontra nas lojas da rede sabores variados da linha Dreams como o Tradicional, Creme de Avelã e Maracujá. Já no Natal, o grande destaque são os Panetones Trufados e o Tradicional com frutas.

Livro o Cacau é Show

Para comemorar o aniversário de 20 anos da marca, Costa decidiu viajar pelo País em busca das verdadeiras origens do cacau brasileiro. A expedição percorreu a Rota do Cacau, passando por Linhares, Ilhéus e Pará. O resultado dessa incrível viagem é o livro O Cacau é Show – Deliciosas Histórias do Mundo do Chocolate, editado em 2008.

A equipe percorreu 5 mil quilômetros de rios, asfalto e poeira, para mostrar quem cultiva esse fruto tão sedutor. “Foi sem dúvida um dos momentos mais emocionantes do trabalho. Fomos colecionando histórias e personagens, gente que nos recebeu de braços abertos e cuja comovente simplicidade e dedicada labuta nas plantações de cacau nos ensinaram a valorizar ainda mais o produto final, que nós bem conhecemos: o chocolate”, conta Costa.

Além de tudo isso, o livro possui um capítulo especial. Trata-se de um pequeno almanaque do chocolate, de leitura rápida e agradável, que conta curiosidades que todo mundo tem vontade de saber, mas não sabe ao certo a quem perguntar. E, para finalizar a edição, foram publicadas receitas simples e deliciosas, que o leitor poderá tentar produzir na própria cozinha.

Instituto Cacau Show

O Instituto Cacau Show foi fundado em 24 de dezembro de 2009, em Itapevi (SP), com o objetivo de promover serviços, programas, projetos de proteção básica e direitos sócios assistenciais por meio de atividades educacionais, culturais, esportivas, jurídicas e profissionalizantes atingindo todas as faixas etárias. Com isso, o Instituto vem possibilitando uma melhor perspectiva de futuro à comunidade menos favorecida de Itapevi e região.

Toda a renda adquirida com palestras do Alexandre Costa pelo Brasil é revertida ao Instituto Cacau Show, além do dinheiro arrecadado com a venda do seu último livro ‘Uma trufa e...1000 lojas depois!, lançado no final de 2010.

Empreendedor do Ano

Recentemente, Alexandre foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco, sendo o único brasileiro a representar o País no circuito mundial da premiação, que ocorreu em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, quando o empresário ficou entre os cinco finalistas dentre mais de 50 empreendedores de todo o mundo.

O espírito empreendedor de Alexandre Tadeu da Costa tornou a marca referência no mercado nacional. Para o francês Fabrice Lenud, um dos mais consagrados pâtissiers do Brasil, Costa é o “Bill Gates do chocolate”. Mas, para o empresário, tudo isso tem um significado ainda maior. Cada trufa, tablete ou bombom é uma forma de despertar um sorriso. Por isso, a Cacau Show se esforça ao máximo para oferecer uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos e momentos.

Com quatro fábricas – em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação, e também é uma especialista em trufas.

Kopenhagen, Brasil Cacau e Cacau Show: a guerra dos chocolates

Jovens, bem-sucedidos e bastante competitivos. Os empresários das três maiores redes de chocolaterias do país disputam o gosto e o bolso do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com