TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Suprimentos

Trabalho Escolar: Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

O SIGNIFICADO E OBJETIVO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Uma cadeia de suprimentos é o processo de recepção e realização do pedido de um cliente.

“Uma cadeia de suprimentos consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, na realização do pedido de um cliente. Ela não inclui apenas o fabricante e os fornecedores, mas também transportadoras, armazéns, varejistas e até mesmo os próprios clientes” (CHOPRA, Sunil. MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações, São Paulo, p. 03, 2011).

As atividades primárias de uma Cadeia de Suprimentos são as que estão relacionadas na criação física do produto, na venda e consequentemente na transferência para o comprador, bem como no suporte após a venda. Essas atividades primárias podem ser divididas em cinco categorias genéricas:

(1) Logística Interna - Associadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos no produto, como o manuseio de material, armazenagem, controle de estoque, programação de frotas, veículos e retorno para fornecedores;

(2) Operações - Associadas à transformação dos insumos no produto final, como trabalho com máquinas, embalagens, montagem, manutenção de equipamentos, testes, impressão e operações de produção;

(3) Logística Externa - Associadas ao armazenamento, a coleta edistribuição física do produto para compradores, como armazenagem de produtos acabados, manuseio de materiais, operações de veículos de entrega, processamento de pedidos e programação;

(4) Marketing e Vendas - Associadas à oferta de um meio pelo qual compradores possam comprar o produto e a induzi-los a fazer isto, como propaganda, promoção, força de vendas, cotação, seleção de canal, relações com canais e fixação de preços;

(5) Assistência Técnica - Associadas ao fornecimento de serviço para intensificar ou manter o valor do produto, como instalação, conserto, treinamento, fornecimento de peças e ajuste do produto.

O objetivo de uma cadeia de suprimentos é maximizar os “lucros”, que é a diferença entre o produto final e o custo de produção.

CONCLUSÃO

Após a conclusão do trabalho, é possível afirmar que atualmente é essencial que as empresas desenvolvam e entendam o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Pode-se observar inúmeros benefícios envolvidos na Cadeia de Suprimentos, como: redução da incerteza e riscos ao longo da cadeia, afetando positivamente os níveis de estoque, tempos envolvidos, processos e serviços ao cliente, além de contribuir para o aumento do lucro e da competitividade dos envolvidos na cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com