TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Suprimentos - Portfólio

Exames: Cadeia De Suprimentos - Portfólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO – N1LEMAG11

IASMIN AMARAL DOS SANTOS - 200312013

PORTFÓLIO Nº1

SIGNIFICADO DO TERMO CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU OBJETIVO

Guarulhos

2015

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina de Cadeia de Suprimentos.

Prof. Lilo Tomas Nonato da Silva

Respostas

OBJETIVO

Compreender o significado e o objetivo da cadeia de suprimentos

ORIENTAÇÃO

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Estratégia, Planejamento e Operações 4ª Edição (Sunil Chopra – Peter Meindl)

ATIVIDADE PROPOSTA

Descrever o seu entendimento após a leitura dos capítulos que mencionam o significado e o objetivo da cadeia de suprimentos.

Cadeia de suprimentos refere-se ao processo produtivo de determinado produto desde suas matérias primas (tanto do produto em si, como também embalagem e outros atributos do produto) até que o mesmo chegue ao cliente/consumidor, incluindo assim todos os processos e áreas que o produto deve passar, que vai desde o seu desenvolvimento, pesquisas de marketing, divulgação, operações, melhores formas de distribuição, finanças até o serviço ao cliente.

Quando vamos ao mercado comprar algo, pegamos o produto desejado pronto para ser levado ou entregue em nossas residências; mas a ‘vida’ daquele produto não começou ali. Todo produto vem de matérias primas (produtos químicos, derivados, produtos naturais, entre outros), ás vezes essas matérias primas são recursos de terceiros e aí podemos imaginar um ciclo. Um produto que sai da natureza, sendo a terra propriedade de alguém, é comprado por uma fábrica que o transforma e vende para outra fábrica para ‘lapidá-lo’ e colocá-lo na embalagem, onde esta fábrica precisa do serviço de terceiros para colagem do emblema da marca. Depois desse processo de execução do produto, este será entregue aos fornecedores para distribuição em lojas atacadistas e varejistas, até à entrega ao cliente final. Podemos observar nesse processo que, uma cadeia de suprimentos exige agilidade, desenvolvimento em seus estágios e envolve informações que devem ser constantes e bem planejadas e organizadas, pois, são muitos processos e etapas e um mínimo erro em qualquer um deles pode prejudicar o restante desse fluxo de informações, afinal, é a ‘vida’ de um produto até seu destino, os clientes/consumidores.

O objetivo da cadeia de suprimentos é maximizar seus lucros, isto é, planejar, administrar e controlar o fluxo de materiais do começo (fornecedor de matérias primas) ao fim (consumidor final), agregando valores a cadeia como um todo. Por ser um processo muito longo, geraria muitos gastos, então deve-se pensar da seguinte forma, todo e qualquer investimento e/ou gasto é para sucesso da cadeia de suprimentos. Por exemplo, uma empresa faz marketing do seu produto mostrando seus benefícios e vantagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com