TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo 1

Ensaios: Calculo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Introdução

O software GRAPHMATICA é um gerador de gráficos de funções de uma variável nas suas várias formas: cartesiana, polar, paramétrica, logarítmica, trigonométrica, inequação e implícita. Com ele é possível ainda, gerar campos de vetores no plano e fornecer a solução das correspondentes equações diferenciais e, além disso, permite calcular: derivadas, integrais, máximos, mínimos e zeros de funções.

Manual de utilização do software

Figura 1 – Tela do Graphmatica

Barra de Ferramentas do Graphmatica:

New grid (novo documento em branco) - para criar uma nova página a ser editada. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone, e imediatamente aparecerá uma nova janela pronta para ser editada. Ao clicar sobre este ícone o Graphmatica perguntará se você quer salvar o documento que já foi editado.

Open (abrir) - permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone e localize o arquivo que você deseja abrir dando-lhe um duplo clique. É importante observar que o arquivo pode estar localizado em vários locais do seu HD, além disso, cabe lembrar que se o arquivo não foi editado no Graphmatica.

Save (salvar) - permite ao usuário salvar o documento editado. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse no ícone e digite o nome do arquivo para salvar. Você pode escolher salvar o arquivo em qualquer parte do sistema, uma vez salvo, você ainda poderá reeditá-lo e também renomeá-lo. Para isso, pressione o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo e logo em seguida pressione novamente.

Print (imprimir) - esta opção permite ao usuário imprimir o documento editado. Pressione o botão esquerdo do mouse neste ícone e configure o tipo de impressão que desejar. Antes de mandar imprimir verifique se sua impressora está instalada corretamente e se ela possui papel para impressão.

Copy graphs (copiar gráficos) - permite ao usuário transferir os gráficos editados para outro local que desejar.

Draw graphs (Desenhar Gráficos) – uma vez clicado, desenha o gráfico da função que está no campo de edição.

Pause – esta opção na maior parte do tempo se encontra desabilitada. Pausa durante o desenho dos gráficos. Ex: Escreva na barra de equação do Graphmatica a função r= cos 9t×tan t.

Redraw all (redesenhar todas) – permite que você visualize todos os gráficos que já foram desenhados e ocultados pelo clear screen. Ferramenta parecida com o draw graphs.

Clear screen (apagar tela) – oferece a opção de apagar os gráficos das funções que estão desenhadas. Lembrando que uma vez deletados, será impossível recuperá-los

Hide graph (esconde gráfico) – esta opção esconde a equação que está no campo de edição. Pressione o botão esquerdo do mouse no gráfico (ou selecione a equação do gráfico na barra de equações) e, logo em seguida, pressione o botão esquerdo do mouse neste ícone para ocultá-lo.

Delete graph (apaga gráfico) – Apaga a equação que está no Campo de edição do écran e da lista de funções (lista, na memória, com as ultimas funções inseridas). Para isso selecione o gráfico e logo após pressione este ícone com o botão esquerdo do mouse para apagá-lo.

Zoom in (ampliar) - permite ao usuário ampliar os gráficos. Para efetuar esta operação basta pressionar o botão esquerdo do mouse sobre este ícone, quantas

Zoom out (reduzir) – Está é uma ferramenta que permite ao usuário reduzir os gráficos, conforme sua vontade. Dê tantos cliques como quiser para ajustar gráfico, conforme seu desejo.

Default grid (grade padrão) – a configuração padrão do programa no eixo x e y é de –2 a 2. Assim quando você clicar neste ícone voltará a configuração inicial.

Coordinate cursor (coordenadas de pontos) – esta opção fornece a localização exata do cursor e para isso basta pressionar o botão esquerdo do mouse no ícone e percorrer, com o ponteiro do mouse, a tela do Graphmatica. Você irá visualizar as diferentes coordenadas enquanto você percorrer a tela do Graphmatica.

Find derivate (determinar a derivada) - Permite encontrar a derivada da função que está no campo de edição. Pressione este ícone com o botão esquerdo do mouse e pronto, você irá visualizar o gráfico da derivada da função que está descrita no Graphmatica.

Draw tangent (chamar a tangente) - Esta opção permite ao usuário encontrar a reta tangente a uma curva num ponto Lembrando que a reta tangente a uma curva, em um ponto desta, é aquela reta que mais se aproxima da curva em uma vizinhança do ponto de tangência.

Integrate (integral definida) - Permite calcular a integral da função no intervalo escolhido. Pressione o botão esquerdo do mouse no ícone e, com o mouse, selecione a região de integração.

Point tables (equação, coordenadas) - Apresenta uma tabela com características do gráfico. Para exibir a tabela pressione o botão esquerdo do mouse sobre este ícone. Você observará algo parecido com o que está descrito na figura abaixo:

Data plot editor - Possibilita ao usuário “plotar” um conjunto de pontos no plano cartesiano. Além disso, permite que o usuário ajuste uma curva (ou uma reta) a este conjunto de dados. Ao inserir as coordenadas escolha o tipo de equação que está localizado no ícone options da data plot. Em seguida clique em curve fit para inserir o gráfico. Você ainda pode optar pela cor e formato (circulo ou quadrado) do ponto.

Na barra de comandos é importante observar alguns ícones, que ajudarão na confecção de um gráfico, como o options, tools, cauculus.

Options:

Graph Paper - Possibilita configurar o tipo de exibição do gráfico. O estilo do Graph Paper, gráfico (polar, logaritmo..), tipo de cor, c/s grade, escalas, coordenadas, etc.

Tools:

• Evalluate - Esta opção permite obter valores de x ou de y.

• Find Intersectiion - Fornece o ponto de intersecção dos gráficos editados no Graphmatica.

• Coordinate Cursor - Permite que o usuário observe as coordenadas de um ponto. Deslize o cursor sobre a janela do Graphmatica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com