TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo

Resenha: Calculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Introduzir os fundamentos dos métodos numéricos básicos utilizados na solução (tipicamente aproximada) de problemas matemáticos, algébricos e diferenciais, de caráter linear ou não linear, que aparecem comumente nas ciências puras e aplicadas e também nas engenharias. Em cálculo numérico pretende-se, ainda, analisar a influência dos erros introduzidos nas aproximações construtivas desses problemas bem como a implementação computacional eficiente dos respectivos métodos de aproximação. É válido enfatizar, ainda, que a formulação e/ou construção de tais métodos numéricos é baseada em resultados matemáticos sólidos e, portanto, não são dependentes de uma linguagem de programação particular.

É válido mencionar que em uma visão mais ampla, no contexto dos cursos de graduação, cálculo numérico pode ser visto como uma primeira disciplina que abrange o estudo qualitativo e quantitativo de soluções aproximadas via algoritmos numéricos (construtivos) para o tratamento de modelos matemáticos algébricos e diferenciais postos geralmente no contínuo que surgem praticamente em todas as áreas do conhecimento. Desta maneira, o cálculo numérico também permite uma oportunidade de estabelecer conexões entre os aspectos abstratos do rigor matemático e suas aplicações com respeito à demanda da sociedade por soluções de desafios da vida cotidiana em seu curso natural. Do ponto de vista formal o cálculo numérico faz parte da análise numérica, no sentido amplo, que comumente está preocupada com a quantificação dos erros cometidos nas diversas etapas de aproximação, tais como arredondamento e truncamento, e também com questões mais refinadas no escopo dos processos de aproximação, como discretização e iteração, e principalmente, da taxa de convergência das sequências de soluções aproximadas para as soluções exatas (únicas) dos modelos matemáticos sob investigação.

Sobre o atendimento de dúvidas:

Consulte o link Atendimento.

Sobre o livro-texto:

Consulte o link Bibliografia.

Antecedentes de cálculo numérico:

Cálculo numérico é uma disciplina introdutória, no sentido amplo e moderno, de análise numérica e computação científica, com base em matemática. Uma breve história sobre este assunto pode ser obtido em The History of Numerical Analysis and Scientific Computing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com