TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculos

Trabalho Universitário: Calculos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  4.430 Palavras (18 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 18

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo: Batista Campos

Matemática Financeira

Irineia Conceição da Silva Pereira – RA 413356

Belém – Pará

2014

Anhanguera

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Pólo: Batista Campos

Matemática Financeira

Irineia Conceição da Silva Pereira – RA 413356

Trabalho avaliativo da disciplina matemática financeira. Lecionada no curso de Administração / C. Contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito para obtenção de nota avaliativa.

Professora: Esp. Leonardo T. Otsuka

Tutor EAD : Ronan Alfaia

Belém – Pará

2014

Sumário

Introdução 1

1 – Matemática Financeira e HP12C 2

1.1 – Caso A 2

1.2 – Caso B 3

1.3 – Desafios casam A e B 4

2 – Conceito series de pagamentos uniformes – postecipados e antecipados 4

2.1 – Caso A 5

2.2 – Caso B 6

2.3 – Desafios casam A e B 7

3 – Taxas de juros composto 7

3.1 – Caso A 8

3.2 – Caso B 9

3.3 – Desafios casam A e B 9

4 – Amortizações de créditos 10

4.1 – Caso A 11

4.2 - Caso B 11

4.3 – Desafios casam A e B 12

Conclusão 13

Referencias bibliográfica 14

Introdução

A disciplina matemática financeira possui vários campos de atuação e o campo de aplicação dessa disciplina é bastante amplo, pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de quaisquer naturezas: crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor e outras. Também são necessárias em operações de investimentos mobiliários nos mercados de capitais. Em ambas as situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais; são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas. No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que os custos dos financiamentos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.

Sempre foi um grande desafio para a maioria das pessoas controlarem suas finanças. E comum ver pessoas “cuidando” de suas finanças somente pelo acompanhamento do saldo bancário, usando para isso cálculos simples de adição e subtração. Porém, gerir as finanças desta forma é insuficiente. Para renovar e aperfeiçoar a vida financeira, tornando-a mais organizada e próspera, faz-se necessário o domínio dos conceitos da matemática do dinheiro, conhecida por todos como matemática financeira.

1- Matemática financeira e HP12C

Devido o desenvolvimento continuo do mundo contemporâneo e auto poder de consumo por maior parte da população envolvidos por tanta facilidade de aquisição de bens para satisfazer suas necessidades, comprometem mais de cinqüenta por cento de sua renda com gastos desnecessários ficando a margem do índice de inadimplentes que rege o composto dos consumistas mundiais. Tal situação vem inserindo diretamente a matemática financeira no cotidiano para facilitar na tomada de decisão e economizar mais fundos para investimentos futuros.

Com tudo a matemática financeira vem sendo emprega procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa, tragando com sigo assuntos fundamentais para entendimento e compreensão das situações encontradas no dia-dia, sendo a composição dos juros simples e compostos. Tendo a definição de juros a remuneração pelo empréstimo do dinheiro termo juros simples se distingue que cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado. Gerando o capital proveniente de juros por determinado período de tempo, sendo que os juros compostos de cada intervalo de tempo e calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também afirmando o termo juros sobre juro, desencadeando assim grande complexidade para os consumidores.

No entanto tal situação vem sendo controlada com a redução financeira e apoio da hp12c que vem quebrando paradigmas sobre a complexidade de composição da matemática financeira que não esta necessariamente condicionada à utilização de um instrumento programável de calculo.

1.1 - Caso A

Segundo as informações apresentadas, tem-se:

I – O valor pago por Marcelo e Ana para a realização do casamento foi de R$ 19.968,17.

II – A taxa efetiva de remuneração do empréstimo concedido pelo amigo de Marcelo e Ana foi de 2,3342% ao mês.

III – O juro do cheque especial cobrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com