TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caldas Novas

Trabalho Escolar: Caldas Novas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

O turismo é atividade que gera renda, promove empregos e melhora a qualidade de vida para a comunidade local.

Caldas Novas está situada no estado de Goiás tem um dos maiores atrativos do centro-oeste. Seu território é de 1590km² e os biomas predominantes são o Cerrado e a Mata Atlântica. Sua população no ano de 2007 compreendia 62.204 habitantes, com uma estimativa de 67.588 para o ano 2009.

Considerada a maior manancial de águas termais do mundo, por sua abundância, conta com vários clubes e hotéis com piscinas de águas quentes naturais. A principal atividade econômica da cidade é o turismo, chegando a receber, em período de alta temporada, até 500 mil turistas.

Diz se muito sobre as propriedades terapêuticas das águas de caldas Novas. A teoria mais aceita e que a água da chuva infiltra no solo e atinge grandes profundidades. Pelo principio da geometria quanto mais próximo um ponto está do centro da terra mais quente ela é. Dessa forma a água volta aquecida para a superfície da terra trazendo sais minerais e gases que seriam os responsáveis por suas propriedades terapêuticas.

Os principais pontos turísticos da cidade são:

Lago de Corumbá: é um lago artificial, alimentado pelos rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba, e São Bartolomeu.

Parque Estadual Serra de Caldas; se encaixa na categoria de Unidades de Conservação e Proteção Integral.

Jardim japonês: foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai para conhecê-lo é necessária a presença de um guia que ira explicar os componentes do jardim.

Lagoa Quente: supõe-se que o lugar é onde as águas de Caldas Novas foram descobertas.

Conforme a discussão proposta por Swarbrooke (2000) são conhecidos diversos conceitos de turismo sustentável. Contudo nenhum deles é definitivo.

São enumerados os aspectos que devem ser observados na relação de turismo com sustentabilidade.

Poluição: do ar, da água, sonora e visual.

Uso de recursos: água, solo, alimento.

Vida selvagem: safáris, caças, zoológicos, habitats.

Praticas operacionais de organizações de turismo: reciclagem, compras, eliminação de refugos, conservação de energia.

A comunidade local: distribuição de benefícios do turismo, grau de controles sobre o turismo local.

O turista: preocupações, comportamento.

A indústria do turismo: regulamentações próprias, códigos de prática, relações com a comunidade local, iniciativas relacionadas ao turismo sustentável, políticas de emprego.

Políticas do setor público: custeio. Legislação, planejamento.

Políticas e práticas conservacionistas: paisagens interioranas, paisagens urbanas, vida selvagem.

É importante ressaltar que a sustentabilidade independente do autor ou país que formule sua definição, estará relacionada a três pilares: econômico, social, e ambiental. Ainda que essas três áreas produzam efeitos separadamente, é importante que estejam integradas, visto que os impactos negativos sofridos por uma acarretam impactos nas outras

Em países desenvolvidos, o turismo é um dos principais responsável pela entrada de estrangeiros. No Brasil, os recursos financeiros são crescentes a cada ano. É comum utilizar a expressão efeito multiplicador, que expressa à circulação do dinheiro gasto pelos turistas.

Gastos dos turistas: alojamentos, alimentação, presentes, fotografia, recreação, guias de transportes;

Remuneração e salários; salários, gorgetas, comissão, compra de suprimento e alimentos, compra de mercadorias para revenda, publicidade, propagando;

Beneficiários finais: advogado, açougue, agricultores, manutenção de estradas, empregados de restaurante, serviços automotivos, etc...

O turismo proporciona criação de empregos, injeção de renda na economia local pelo efeito multiplicador, auxilio para manutenção da viabilidade dos negócios locais, reforma e estruturação da economia em cidades onde outras atividades estão em declínio, estímulos a investimentos internos e industriais.

Para o turismo sustentável, é importante que os gastos dos turistas sejam maximizadas, enquanto as fugas de renda advindas do turismo fruto da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com