TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calista Roy

Pesquisas Acadêmicas: Calista Roy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Callista Roy, desenvolveu um modelo de adaptação que foi a base de seu trabalho de graduação, sob orientação de Dorothy E. Johnson, foi pioneira da proposição da enfermagem como ciência e arte e que desenvolveu o modelo de sistemas comportamentais.

Sob esta influência, apresenta determinadas áreas de fundamental importância para a prática da enfermagem.

Dentro desse modelo comportamental vamos retirar vários conceitos importantes que serão comparados com os conceitos feitos pela turma 40E.

São estes os conceitos:

SER HUMANO

De acordo com a turma:

“Ser racional, complexo, que possui sentimentos e pensamentos únicos, dotado de inteligência, amor, compaixão. Vive em sociedade.”

Para Roy:

O receptor do cuidado de enfermagem pode ser o indivíduo, a família, a comunidade ou a sociedade, cada qual com uma abordagem holística de adaptação. Um ser social, mental, espiritual e físico, afetado por estímulos do ambiente interno e externo

HUMANIZAÇÃO

De acordo com a turma:

“Tratar de maneira digna e com respeito todo ser humano. Conjunto de ações e práticas para ara a promoção do bem-estar do indivíduo, respeitando suas diferenças. É ser solidário, tratando o outro como gostaríamos de ser tratados. Disciplina que tenta deixar os profissionais mais humanos.”

Para Roy:

É proporcionar um ambiente confortável para o cliente onde ele possa se adaptar melhor ao seu tratamento. A pessoa é capaz de responder a um estímulo com diferentes tipos de comportamento a isso Roy deu o nome de Mecanismo de enfrentamento. A sistematização de Callista Roy nos abre portas hoje para tratarmos e enxergarmos nossos pacientes de uma forma holística onde devemos investigar não só sua patologia, mas tudo que o envolve e norteia, assim podemos adaptar nossos cuidados de maneira viável a realidade de vida dos nossos pacientes, pois a partir do momento em que conhecemos seus medos desejos e anseios, conseguimos saber onde será o nosso foco de trabalho.

CUIDAR

De acordo com a turma:

“Ato de prestar assistência de forma digna, tomando para si a responsabilidade de fazer o bem ao indivíduo. É dedicar-se a quem necessita. Desejo e vontade que guia o profissional.”

Para Roy:

O paciente é primordial, deve ser tratado como um todo e não por partes. Conhecer suas limitações é fundamental para a realização do cuidar, pensando nisso Roy elaborou um sistema de tabelas e fichas para promover a maior assistência a população.

CUIDADO

De acordo com a turma:

“É atender as necessidades de cada indivíduo como um todo, com compromisso, atenção e comprometimento. Deve ser pensado e planejado para que não haja danos ou riscos ao paciente. Respeito pelo que se faz e por quem se faz.”

Para Roy:

Análise da pessoa de forma holística e adaptativa devido à constantes mudanças de ambientes externos e internos. E o nível de adaptação do indivíduo é reflexo da variação de estímulo, são eles:

Estímulo Focal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com