TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paredes De Concreto

Casos: Paredes De Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

(1) Título do Autor, Universidade/Empresa - comprimento 200 caracteres

(2) Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações-comprimento 200 caracteres

Endereço para correspondência - comprimento 200 caracteres

Resumo

Escreva aqui o Resumo do Trabalho. O Resumo e as palavras-chave devem estar totalmente contidos nesta página. - Aprox. 300 palavras, espaços e pontuação - 500 palavras

Palavra-Chave: Comprimento 80 caracteres

Abstract

Escreva aqui o Resumo do Trabalho. O Resumo e as palavras-chave devem estar totalmente contidos nesta página. - Aprox. 300 palavras, espaços e pontuação - 500 palavras

Keywords: Comprimento 80 caracteres - (obrigatoriamente em inglês)

1 INTRODUÇÃO

As paredes de concreto são sistemas construtivos que apresentam como fator dominante de sua utilização a agilidade de execução, racionalização de materiais e maior produtividade (MASSUDA, MISSURELI, 2009).

O sistema foi baseado em experiências utilizando a construção industrializada em concreto celular e concreto convencional. Uma das características desse processo é o fato de apresentar as instalações elétricas e hidráulicas e as esquadrias embutidas nas paredes que são moldadas “in loco” (MASSUDA, MISSURELI, 2009).

O objetivo geral do presente trabalho é apresentar a forma de execução das paredes de concreto, os materiais utilizados, as vantagens e desvantagens, o custo de execução e as empresas e fabricantes atuantes na área.

2 EXECUÇÃO

Todas as paredes são moldadas em uma única concretagem, quando são moldadas “in loco” fazendo com que seja possível após a retirada da forma a presença de elementos embutidos, como instalações hidráulicas e elétricas, caixilhos de portas e janelas e outros.

2.1 Fundação

O processo de execução das paredes de concreto se inicia na escolha da fundação que depende do local onde o empreendimento será localizado.

A fundação mais utilizada é o radier que é construído com a espessura maior que a dos painéis de paredes para facilitar a sua estabilidade, e as tubulações elétricas e hidráulicas devem estar posicionadas conforme projeto específico.

2.2 Fôrmas

O sistema de formas para a execução da parede de concreto deve seguir a sequência de projeto. A seguencia deve ocorrer de forma que primeiramente tem-se o nivelamento do piso e em seguida a marcação das linhas da parede no piso, montagem de armaduras, montagem da rede elétrica e hidráulica, posicionamento dos painéis de forma, montagem dos painéis internos, montagem dos painéis externos, colocação de caixilhos, colocação de grampos de fixação de painéis, posicionamento de escoras de prumo e fechamento das formas.

2.3 Montagem

Primeiramente realiza-se a montagem da armadura principal em tela soldada, em seguida as armaduras de reforço, ancoragens de canto e cintas. O passo seguinte é a colocação de espaçadores plásticos para manter a tela no posicionamento ideal e a concretagem.

2.4 Concretagem

A concretagem deve prosseguir da seguinte forma:

• Iniciar por um dos cantos da construção até as paredes próximas estarem cheias

• Seguir mesmo procedimento no canto oposto

• O concreto deve ser lançado o mais próximo possível de sua posição final

• A utilização de bomba para lançamento do concreto reduz a probabilidade de falhas de concretagem

• Não deve haver interrupções com duração superior a 30 minutos

Após o concreto atingir a resistência mínina, realiza-se a retirada das formas e a limpeza do local.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

Os principais materiais utilizados na fabricação da Parede de Concreto são o concreto e a armadura, mas existem componentes que auxiliam na execução da estrutura, que são as formas.

• Concreto

No Brasil, quatro tipos de concreto são recomendados para o sistema:

1. Concreto celular (Tipo L1): tem como principais características a baixa massa específica e o bom desempenho térmico e acústico. Devido à sua baixa resistência mecânica, é indicado para compor paredes de casas de até dois pavimentos sem laje de cobertura. Em edifícios, pode ser usado nas paredes do último pavimento, desde que também não suportem laje de cobertura.

2. Concreto com elevado teor de ar incorporado - até 9% (Tipo M): tem características mecânicas e termoacústicas similares às do concreto celular, este concreto também é recomendado para paredes de casas com até dois pavimentos ou paredes do último andar de prédios sem laje de cobertura.

3. Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica (Tipo L2): tem bom desempenho térmico e acústico, mas levemente inferior ao desempenho dos concretos tipos L1 e M. Pode ser usado em qualquer estrutura que necessite de resistência de até 25 MPa. Apenas a argila expandida deve ser usada como agregado leve, pois outras opções não atingem a resistência necessária.

4. Concreto convencional ou concreto auto-adensável (Tipo N): o concreto auto-adensável possui dois atributos relevantes: sua aplicação é muito rápida, feita por bombeamento, e a mistura é extremamente plástica, dispensando o uso de vibradores. Observadas essas características, pode-se considerar uma ótima alternativa para o sistema Parede de Concreto. Evidentemente, é possível usar o concreto convencional, desde que este tenha uma trabalhabilidade adequada com o método de transporte, a espessura das paredes e lajes e que se evitem segregações nas partes inferiores das fôrmas verticais.

Figura 1 RESUMO DAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com