TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos Do Empreendedorismo

Casos: Caminhos Do Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  5.011 Palavras (21 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Caminhos do empreendedorismo é um conjunto de metas que buscam abrir e ampliar os horizontes dos empreendedores para o mundo dos negócios. Esta ampliação acontece com o uso de informações e com a divulgação de técnicas para dá inicio ao empreendimento. Para se destacar no ramo do empreendedorismo, as principais características que um empreendedor deve ter são: iniciativa, coragem para correr risco, capacidade de planejamento, eficiência, foco e paixão pelo que faz. Um empreendedor precisa ter suas características bem definidas no que diz respeito ao autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, processo visionário, rede de relações, avaliação das condições para iniciar um plano de negócio. Nesse contexto, o empreendedor deve evidenciar originalidade, flexibilidade, facilidade nas negociações, tolerância para erros, otimismo, politicar a empresa com diligência, prudência e responsabilidade para que com isso o mesmo consiga adquirir estabilidade psicológica e financeira. Um empreendimento de sucesso é aquele que se preocupa com seu público-alvo; que sempre procura estar a frente do seu concorrente e que consegue ter uma estabilidade financeira a médio e longo prazo. Trilhar os caminhos do empreendedorismo significa buscar sempre a independência financeira, para que isso ocorra é necessário que o empreendedor sempre esteja a busca de novos conhecimentos e que obedeça as mudanças pertinentes ao mercado, com isso o seu empreendimento obterá resultados satisfatórios e estabelecerá um nível de competitividade com relação aos seus concorrentes.

Palavras-chaves: empreendedorismo, metas, planejamento, sucesso.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 OS CAMINHOS DO EMPREENDEDORISMO 7

2.1 O caminho 1 – O autoconhecimento 7

2.2 Caminho 2 – Perfil do empreendedor 10

2.3 Caminho 3 - Aumento da criatividade 12

2.4 Caminho 4 - Processo visionário 12

2.6 Caminho 6 - Avaliação das condições para iniciar um plano 14

2.7 Caminho 7 - Plano de negócio 19

2.8 Caminho 8 - Capacidade de negociar e apresentar uma ideia 21

3 CONCLUSÃO 23

4 REFERÊNCIAS 24

1 INTRODUÇÃO

Para descobrir os segredos do empreendedorismo, não importa a sua idade e nem quem você é. Não é problema nenhum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Mas criar um negócio e se tornar patrão de si mesmo pode não ser uma tarefa tão simples. Para seguir esse caminho não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e estar sempre atualizado. Assim, as possibilidades de crescimento e de sucesso do seu mais novo negócio serão certeiras.

O primeiro passo para quem busca abrir um negócio é se informar. Os profissionais do ramo revelam que ter pelo menos um conhecimento básico sobre a atividade já é um grande passo. Além disso, esses profissionais apontaram as principais características que um empreendedor deve ter que são:

• Iniciativa - Em qualquer que seja a atividade, é importante ter a iniciativa. Sabemos que a busca por oportunidades de negócios é constante, e isso tem feito muitas pessoas desistirem dos seus planos. Para não fracassar, é necessário estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar.

• Coragem para correr riscos - Muitos brasileiros riscam essa frase do seu vocabulário. É importante ter coragem, seja qual for o projeto. Se você realmente busca ser um empreendedor, arriscar-se faz parte do ato de empreender. E não se confunda: correr risco é muito diferente de correr perigo, pois um empreendedor só corre perigo se estiver desinformado. Agora se tem as informações, as suas decisões serão tomadas com o risco calculado.

• Capacidade de planejamento - Esse quesito requer três respostas: ter a visão de onde está aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Com elas, será mais fácil criar planos de ações e priorizá-los dentro do seu mais novo empreendimento. Para ter e alcançar os objetivos determinados é preciso monitorar, corrigir e rever o que você está realizando.

• Eficiência e qualidade - As pequenas empresas geralmente apresentam menos recursos em suas fases iniciais e por isso acreditam que terão seu aproveitamento prejudicado. Esqueça isso e não desista dos projetos estabelecidos. Ao invés de se lamentar, procure garantir que esses recursos sejam bem aproveitados, não se esquecendo de conquistar o cliente e o público alvo.

• Liderança - A frase “o empreendedor deve ser o líder na sua empresa” deve ser guardada em sua memória. Um bom empreendedor é aquele que ouve os problemas de uma empresa, busca soluções para esses problemas, sabe estimular permanentemente a equipe e está pronto para motivá-la. Com essa postura, as chances de sua empresa ser um sucesso só tendem a crescer.

É ideal que antes de tentar trilhar os caminhos do empreendedorismo os futuros empreendedores se façam as seguintes indagações:

• O QUÊ?

A primeira e principal pergunta a se fazer é: "Qual o meu objetivo?". A vida de empreendedor individual envolve esforço, dedicação e desafios.

• POR QUÊ?

Conhecer as suas motivações é fundamental para não dispersar no meio do caminho.

• COMO?

É o passo a passo, o caminho a trilhar, são as atividades que precisa desenvolver para conquistar o objetivo.

• QUEM?

É preciso responder vários "quens" para ter uma noção mais clara do seu negócio: Quem vai tocar as atividades do dia a dia? Quem vai fornecer a matéria prima? Quem é o cliente? Quem são os concorrentes? Definir responsáveis pelas atividades do negócio entram nessa etapa.

• ONDE?

Responder aos "ondes" significa pensar na logística do processo: armazenamento do produto, transporte, espaço de produção e venda do produto ou serviço.

• QUANDO?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com