TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campeonato De Canoagem Slalom

Dissertações: Campeonato De Canoagem Slalom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

Gestão e Marketing Esportivo – Turma 2

Gestão de Eventos Esportivos – Frederico Nantes

Campeonato

Sul – Americano

de Canoagem Slalom

Grupo: Caroline Rocha, Eduardo Aires, Giulia Gomes, Gregório Bandeira de Mello e Filipe Trino

Apresentação da modalidade: (Filipe)

Objetivos:

Após sete anos, o Brasil quer voltar a sediar um Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom. Mais estrutura e focada em seus objetivos, a Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa – espera que a competição seja um dos passos no plano de desenvolvimento da canoagem no país.

A realização do Sul-Americano no Brasil dará segmento e ampliará o plano de desenvolvimento da modalidade. Dessa forma, a CBCa espera disseminar a prática da canoagem slalom no país, aumentando o número de praticantes e, consequentemente, promovendo o surgimento de novos talentos no esporte.

Outro objetivo é preparar melhor todos os profissionais envolvidos com a canoagem brasileira, desde atletas a dirigentes, para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Realizar um evento internacional em território brasileiro agregaria ainda mais experiência.

A Confederação ainda tem objetivos específicos para o campeonato. Da última vez que o Brasil foi sede do Sul-Americano, o país recebeu delegações de apenas quatro países, em um total de cem atletas. Agora, a meta é aumentar o número de países participantes e dobrar o número de atletas.

Formato / Duração:(Eduardo)

Empresa organizadora: (Falta um nome!!!)

Há mais de quinze anos no mercado, a ?já foi responsável pela realização de quase duzentos eventos esportivos no Brasil. Entre os principais estão o X Games, a Maratona Aquática do Rio de Janeiro e o Mundial de Beach Soccer.

Especializada na organização de eventos relacionados a esportes, a empresa possui uma equipe experiente e tecnologia de ponta para oferecer toda a qualidade necessária para a realização de eventos inesquecíveis. Tudo isso aliado a valores como criatividade, inovação, sustentabilidade, superação e ética.

A ?foi fundada em 1997 pela ex-atleta Giulia Gomes, campeã mundial de surf, e um grupo de amigos. Desde então, se tornou referência no mercado de eventos esportivos brasileiros e conquistou a confiança de seus clientes.

Organograma da empresa: (Greg)

Planejamento Estratégico: (Carol)

O Planejamento Estratégico é a engrenagem necessária para solucionar as fraquezas e ameaças da Canoagem Slalom brasileira, bem como fazer inserir as ferramentas propostas.

Se a Canoagem Slalom seguisse o raciocínio de investir apenas nos atletas com chances de medalhas já no ciclo de 2008 a 2012, continuaria hoje apostando em apenas dois atletas que estariam completando mais de 40 anos em 2016.

Felizmente não seguiu essa orientação no ciclo de 2008 a 2012 e muito menos seguirá no quadriênio 2013 a 2016, pois este Planejamento Estratégico está dando os resultados que se esperava na questão qualitativa e quantitativa e, se não houver medalhas em 2016, a Canoagem Slalom estará, no mínimo, muito bem estruturada.

Na Canoagem Slalom não dá para pensar em resultados sem um universo de atletas fortes internamente. Todas as principais potências possuem, no mínimo, quatro ou cinco atletas andando no mesmo segundo.

Não obstante tratar-se de esporte individual, é somente com a manutenção de um grupo forte que serão encontrados campeões nessa modalidade. Além disso, o Brasil nunca conseguiu ter tantos atletas novos em todas as categorias e fazendo índices tão baixos.

Na verdade está havendo uma revolução na Canoagem Slalom brasileira e

por esse motivo é que a CBCa e FEPACAN não deixarão de investir na formação de um forte grupo de atletas em todas as categorias oficiais. Pensar de forma diferente, seria menosprezar os ótimos resultados atuais. Além disso, chegar em 2016 com o mesmo número de atletas de elite que se encontrava em 2012, aí sim seria sucumbir na costumeira falta de Planejamento.

Estratégias:

1- Aumento do número de atletas através do “Programa Selo de Qualidade” criado pela CBCa, visando investimento na base. Através da metodologia aplicada, consegui-se quintuplicar o número de atletas e consequentemente a qualidade dos participantes da Canoagem Slalom em todas as suas modalidades. Com isso, foram criados 4 Centros de Desenvolvimento, que fazem parte da estratégia para a formação dos Centros de Treinamentos ou CT na Cidade de Foz do Iguaçu, onde dezessete atletas devidamente escolhidos através de seletivas nacionais, receberão todo auxílio necessário para desenvolver a modalidade em alta performance.

2- Reunião dos melhores técnicos e métodos: Em fevereiro de 2012, através do patrocínio do BNDES, a Federação Paranaense de Canoagem implantou o projeto “Equipe Permanente de Canoagem Slalom”, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Os 16 (dezesseis) melhores atletas do Brasil nas 4 categorias oficiais (K1M, K1F, C1M e C2) foram convocados para a formação desta equipe. Este, sem dúvida, é o item mais importante de todo o Planejamento visando única e tão somente a conquista da medalha olímpica, pois se não houver a reunião dos melhores atletas em único local devidamente estruturado, dificilmente o Brasil poderá ser representado com qualidade nos eventos internacionais.

3- Prover ajuda de custo aos atletas: De acordo com o Regimento Interno das Equipes Permanentes e Seleções Nacionais, todos esses atletas receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) no ano de 2012 e passaram ao valor de R$ 1.800,00 em 2013. Esta ajuda de custo recebe o nome de Bolsa Auxílio Estudantil e tem conotação escolar. Entende-se como desistência do auxílio o atleta que deixar de estudar. Caso reprove de ano, sem justo motivo, terá redução de 20% do auxílio no ano seguinte. Isso irá valer para o primeiro, segundo e terceiro grau. Óbvio que esse valor é muito baixo para um atleta de Seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com