TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancêr Cerebral

Artigos Científicos: Cancêr Cerebral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

ESTUDO E USO DE MÉTODOS NA DETECÇÃO DE TUMOR CEREBRAL

Professor: Marlon Ferrari

Brasília/ DF

05 de junho de 2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde - ICS

Tecnologia em Radiologia

Nota do tralho escrito (Artigo): _________

Nota da apresentação oral: _________

Jaciane Cristina de Souza Freitas - B85ICB-2

Jailson Evarista de Carvalho – B90DBC-9

Laiane Lopes Pereira - B85313-1

Maria Alessandra Rodrigues de Sousa -T18811-3

Vadla Suelen Moreira Alves - B85462-6

Wadson Aires dos Santos Ribeiro - B4870C7

Introdução

Este trabalho delata a eficácia, contribuição e importância do exame de Ressonância Magnética utilizados na formação de imagens nos exames radiográficos em lesões cerebrais, onde se obtém uma ampla visão, conhecimento e informação da formação e desenvolvimento de tumores. As imagens obtidas reúnem detalhes tridimensionais em tempo real da situação, permitindo detectar através dos exames radiográficos, possíveis patologias, anormalidades e irregularidades que se desenvolvem no cérebro, agregando com a ajuda de outros exames imaginológicos o comportamento e a evolução das patologias que quando diagnosticadas auxiliam os médicos a encaminhar mais rápido o paciente, ao melhor e mais adequado tratamento.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é de relatar minimamente o uso da ressonância magnética na descoberta e detecção de câncer e tumores cerebrais, como o estudo foi feito e os resultados obtidos.

Tumores Cerebrais

Nas ultimas décadas estudos revelaram que, tumores e patologias cerebrais tem sido um fato causador de muitas mortes. Acompanhados pelos especialistas e com a ajuda dos meios de diagnótico por imagem, os tumores cerebrais conseguem ser detectados em seu respectivo estágio e logo os médicos conseguem adotar os primeiros procedimentos mais rápido e encaminhar o paciente para um tratamento mais adequado e eficaz.

De certo que os grandes e constantes avanços tecnológicos direcionados a área de radiologia e imaginologia, têm dado uma contribuição clínica superior, pois os procedimentos utilizados em torno do diagnóstico por imagem são bem menos invasivos, são métodos seguros com visualização atual dos tumores e patologias em tempo real, diagnóstico preciso, precoce, rápido e remoto acesso, onde o advento tecnológico mais sofisticado se dispõe de programas que capturam, formam e armazenam as imagens em formatos digitais.

Entre os métodos de diagnóstico por imagem mais sofisticado e importante na detecção de tumores e patologias cerebrais, destaca-se a Ressonância Magnética, que é um exame que possui muitas utilidades clínicas na medicina, principalmente na análise de tecidos moles, não utiliza radiação ionizante, o uso de materiais de meios de contrates causam bem menos efeitos colaterais aos pacientes, tem a capacidade de gerar imagens em varios planos de secção anatômica, enquanto que a Tomografia se limita apenas a um plano que é o axial, e o mais importante tem o poder de retratar as imagens em alta resolução e definição pela utilização de um campo magnético.

As imagens de Ressonância Magnética permitem visualizar a quantidade, a extensão espacial diversificada dos tumores, tanto por dentro quanto por fora da lesão, o volume, tudo em tempo real e com imagens tridimenssionais e ainda o diagnóstico por Ressonância Magnética também direciona com rápidez a escolha imediata do melhor tratamento em casos de tumores cerebrais.

Outro procedimento adotado em caso de tumores é a biopsia, que também é um procedimento médico laboratorial de coleta da amostra direta do tumor, ande a análise da amostra fornece caracteristicas e informações histopatológicas do tecido lesionado. Outras técnicas mais avançadas de Ressonância Magnética são utilizadas para acrescentar informações de diagnóstico como: imagens de difusão (DWI), difusão tensor imaging (DTI) e dinãmica suscetibilidade contraste imaging (DSCI).

Estudos recentes investigaram um grupo de pessoas com diagnóstico de diversas espécies de tumores intracranianos em vários tipos de situações, vários métodos foram normalmente utilizados para avaliar a hemodinâmica do cérebro, sendo que foram excluídos do projeto pacientes que receberam quimioterapia e radioterapia ou se submeteram a algum tipo de processo cirúrgico, todos os exames e procedimentos adotados foram dispostos por iguais em cada paciente.

No desenvolvimento do estudo foram colocados em tese à utilização de técnicas convencionais com uso de imagens de Ressonância Magnética ou imaginologia de DSCI, DWI, DTI e ainda foram acrescentados ADC, FA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com