TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura física e organizacional da escola

Projeto de pesquisa: A estrutura física e organizacional da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO III

THARRIS CÁTIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS BARROS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Salvador

2014

THARRIS CÁTIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS BARROS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Salvador

2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois ele é um grande harmonizador de todas as energias e coisas, e, portanto o facilitador das oportunidades.

Aos queridos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima foram sujeitos fundamentais para a realização do nosso plano. As experiências por nós vividas resultaram da presença e envolvimento destes sujeitos.

A toda equipe da escola, a diretora, coordenadora pedagógica, pela atenção, paciência e por todo suporte dado para que a realização deste estágio fosse possível.

SUMÁRIO

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------05

Estrutura Física e organicional da Escola -----------------------------------------------08

Intervenções Didáticas -----------------------------------------------------------------------09

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------14

Anexos II: Plano de Intervenção ---------------------------------------------------------- 17 Referencias ------------------------------------------------------------------------------------- 22

1. INTRODUÇÃO

Este Relatório consiste no relato do Estágio Supervisionado III do 7o semestre de pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado, realizado na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, tendo como principal objetivo articular conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação acadêmica com a finalidade de consolidar competências. Com uma carga horária de 40 (quarenta) horas.

A experiência do estágio supervisionado possibilita a vivência da prática pedagógica durante o curso de formação. Aplicar o projeto de Alfabetização me fez experimentar de forma concreta todos os ensinamentos adquiridos durante a formação acadêmica, uma vez que só a teoria não é suficiente para preparar o aluno em sua atuação profissional.

Tive a oportunidade de experimentar a profissão e unir teoria à prática, fazendo intervenções, realizando pesquisas, diagnosticando e propondo alternativas de soluções para os problemas observados, com o devido respaldo teórico que possuo. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, aprovado em 13 de dezembro de 2005, p.15. o estágio Curricular pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico.

“A finalidade do estágio supervisionado é proporcionar que o aluno tenha uma aproximação à realidade na qual irá atuar” Pimenta (2005, p.70). Assim o estagiário é compreendido como uma aproximação a pratica profissional real, constituindo-se em uma reflexão sobre e a partir da realidade das escolas brasileiras em que os alunos estagiam e podem vir a atuar num futuro próximo.

O estágio supervisionado III foi realizado em duas etapas distintas: Primeiro a etapa do planejamento que foi o momento da construção do Plano de Intervenção (vide em anexo), onde em dupla organizamos uma coleta de dados..

Sendo assim, através deste estágio, entendi que a gestão Pedagógica define a linha de ensino, as metas a serem atingidas, levando em conta os objetivos e o perfil de seus alunos. Deve avaliar o rendimento das práticas adotadas, para detectar e corrigir eventuais erros se necessário, juntamente com a equipe de professores envolvidos. Portanto, pude compreender as principais funções da gestão escolar e as atribuições do coordenador pedagógico; pois dentro das escolas, existe a figura do mesmo.

Penso que uma das principais atribuições do coordenador pedagógico é ser o elo entre o corpo docente e a direção escolar. É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica. Orientar alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores, sendo principal objetivo de sua função garantir um processo de ensino-aprendizagem saudável e bem sucedido para os alunos de curso em que atua. Para tanto, ele desempenha várias tarefas no seu cotidiano: tarefas burocráticas, atendimento a alunos e pais, cuidado e planejamento de todo o processo educativo do curso.

O Estágio integra as dimensões teóricas e práticas do currículo e articula, de forma interdisciplinar, os conteúdos dos núcleos: de estudos básicos, de aprofundamento e diversificação de estudos e de estudos integradores por meio de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, investigação da realidade e de atividades práticas e pode ser Compreendido como o momento que o aluno dispõe para refletir e intervir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com