TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacete - Equipamento De Segurança

Trabalho Universitário: Capacete - Equipamento De Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Capacetes de Segurança

Os equipamentos que protegem a cabeça do trabalhado são os capacetes de segurança. Eles reduzem os efeitos do impacto de objetos e a possibilidade de ferimentos graves. É composto por duas partes principais: o casco e a suspensão. O polietileno de alta densidade ou o ABS são os materiais usados na fabricação do casco. Já a suspensão, composta de carneira e coroa, deve ser de material flexível. Geralmente, a carneira é feita de polietileno de baixa densidade, e a coroa pode ser do mesmo material ou de tecido, para maior conforto do usuário.

Há duas classes de capacete.

Os de classe A servem para proteção contra impactos em geral, exceto em trabalhos com energia elétrica.

Já os capacetes de classe B protegem contra impactos e podem ser usados em trabalho com energia elétrica.

Há ainda as opções aba total aba frontal ou sem aba.

O conforto do usuário é conseguido através de uma coroa flexível; uma tira de absorção de suor facilmente removível e lavável; suspensão de tecido; jugular, carneira e coroa feita de material não irritante, além de leveza e distribuição de peso.

A escolha correta do capacete de segurança deve sempre ser feita após uma avaliação dos riscos envolvidos na atividade. Um capacete classe A pode ser tanto tipo I, II OU III, porém não deve ser utilizado em ambiente energizado. Nesse ambiente, deve ser usado um capacete classe B, seja ele aba total, frontal ou sem aba.

Os capacetes são compostos por casco e suspensão, sendo que plástico rígido, resinas prensadas com tecidos (celeron), fibra de vidro com poliéster ou ligar de alumínio são os materiais empregados no casco.

Tipos de Capacete

Com aba total (Tipo I)

Protege todo o perímetro da cabeça e o rosto, é indicado para proteger de escorrimento de líquidos, de contatos com energia elétrica e radiações solares. São usados em setores como a indústria siderúrgica e elétrica.

- Com aba frontal (Tipo II)

É indicado para atividades onde o risco de bater a cabeça é maior do que ser atingido pela queda de objetos.

Protege o rosto e os olhos de escorrimento de líquidos, de contatos com energia elétrica e radiações solares.

São usados na construção civil e em serviços de manutenção.

- Sem aba (Tipo III)

Este tipo de capacete é usado principalmente na realização de esportes e em trabalhos restritos, que exigem proteção dos impactos apenas na região da cabeça. Praticantes de alpinismo e trabalhadores de áreas florestais usam este tipo de capacete.

Alguns capacetes de proteção individual são compostos por viseira em policarbonato e capacete.

Proteção eficaz da cabeça e rosto.

Inclui capacete viseira em policarbonato de 1mm de espessura a qual permite 90% de passagem de luz.

Capacete de Soldagem

O capacete de solda protege o rosto e os olhos durante a soldagem. No caso dos olhos, ele proporciona proteção tanto contra a claridade excessiva produzida pela solda quanto contra faíscas e escória de metal,contra radiações ópticas. Devem ser usadas com óculos de segurança e produzidas em material resistente ao calor. Há modelos com visores cada vez maiores, melhorando o campo de visão do trabalhador, e suspensões mais confortáveis. Os filtros de radiação variam conforme o tipo de luminosidade. Podem ter o visor fixo ou articulado, com autoescurecimento ou não. Há o tipo escudo para processos mais simples, e o capacete para os mais complexos. Estes EPIs são usados em toda operação de soldagem, em diferentes setores: indústria automobilística, de autopeças, mecânica, forjarias, ferroviária, construção civil e naval, entre outros.

- Vida Útil

Os fabricantes estipulam a validade do produto em cinco anos após a data de fabricação. Mas esse tempo vale para o produto fechado, na embalagem original, sem uso. Quando utilizado, a vida útil do capacete depende do ambiente de trabalho em que é usado, da presença de agentes químicos, da freqüência de higienização e da exposição de raio ultravioletas. Todos esses aspectos devem ser avaliados, não sendo possível estabelecer uma regra com durabilidade mínima e máxima para capacetes de segurança.

Aba Total

Extensão do casco que se prolonga em todo o perímetro do capacete.

Capacete

Equipamento usado para proteger a cabeça, constituído essencialmente por um casco rígido e suspensão.

Carneira

Parte interna ao capacete que circunda a cabeça.

Certificado de Aprovação - CA

Documento expedido pelo órgão nacional competente em matéria de saúde e segurança no trabalho do Ministério do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com