TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira Para Crianças

Monografias: Capoeira Para Crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor deve conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da infância, ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê.

Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tomar-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência.

A ênfase no propósito/objetivo do jogo acentua-se com o desenvolvi¬mento da criança. Sempre esse propósito/objetivo é o que decide o jogo, justifica a atividade e determina a atitude afetiva da criança. Assim, por exemplo, a preocupação e tensão durante uma corrida, tanto por querer ganhar ou por se ver ultrapassada, pode levá-la à perda de grande parte do prazer do Jogo (VYGOSTKY, 1987).

Observa-se o desenvolvimento da criança no caráter dos seus jogos, que evoluem desde aqueles onde as regras encontram-se ocultas numa si¬tuação imaginária (como, por exemplo, quando crianças jogam de papai e mamãe, elas agem de acordo com as regras de comportamento de um pai e de uma mãe), até os jogos onde as regras são cada vez mais claras e precisas, e a situação imaginária é oculta (PIAGET, 1982).

2. Objetivo

O presente projeto tem como objetivo oferecer a criança conteúdos, considerando a memória lúdica, para que a mesma vivencie um conhecimento para a valorização da cultura brasileira através de brincadeiras com a capoeira.

3. Justificativa

A capoeira encerra em seus movimentos a luta de emancipação do negro no Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido na sua relação com o opressor.

Seus gestos, hoje esportivizados e codificados em muitas “escolas” de capoeira, no passado significaram saudade da terra e da liberdade perdida; desejo velado de reconquista da liberdade que tinha como arma apenas o próprio corpo.

Isso leva a entender a riqueza de movimento e dos ritmos que a sus¬tentam, e a necessidade de não separá-la de sua história, transformando-a simplesmente em mais uma “modalidade esportiva”.

Segundo AREIAS (1984), a Educação Física brasileira precisa, assim, resgatar a capoeira en¬quanto manifestação cultural, ou seja, trabalhar com a sua historicidade, não desencarná-la do movimento cultural e político que a gerou. Esse alerta vale nos meios da Educação Física, inclusive para o judô que foi, entre nós, totalmente despojado de seus significados culturais, recebendo um tratamento exclusivamente técnico.

4. Criança e Capoeira

O ensino-aprendizagem da Capoeira hoje está inserido em todas as camadas sociais e de contrapartida ocorreu ao longo dos tempos uma evolução, em um longo período de tempo, a Capoeira foi um esporte “marginal”, estava interligada a pobreza, a maltrapilhos, negros, malandros e vadios. Com a quebra deste paradigma, hoje temos a Capoeira como conteúdo de Educação Física Escolar, devido a ser um grande veículo de aprendizagem motora, cultural e afetivo-social.

Como em todos os esportes, na Capoeira temos também a subdivisão de esporte de rendimento e esporte para todos. Pois também temos campeonatos tanto como regionais, nacionais e até mundiais. Entraremos apenas no mérito da Capoeira como veículo educacional. Mas para melhor entender está subdivisão mostraremos uma tabela referente a cada uma das duas subdivisões.

Capoeira Educacional:

Seus maiores objetivos são: lúdico e o processo de desenvolvimento da criança, afetivo, cognitivo e motor;

O aprendizado é prazeroso e espontâneo. É de inclusão;

Com muitos praticantes.

4.1 - Objetivos para desenvolver o esquema motor e físico:

• Reconhecer o seu corpo e do seu próximo durante a pratica da Capoeira;

• Realizar movimentos independentes e agrupados, dos simples para os mais complexos ao praticar a Capoeira;

• Desenvolver a capacidade perceptiva – lateralidade através de movimentos existentes da Capoeira;

• Orientar-se no espaço, direção, ritmo e tempo com a prática da Capoeira;

• Efetivar e identificar movimentos em diferentes trajetórias e velocidade na prática da Capoeira.

4.2 - Objetivos para atender o trabalho de expressão corporal

• Produzir movimentos corporais e posturais de animais, de pessoas e objetos;

• Expressar-se em mímica;

• Movimentar-se em diferentes ritmos;

• Expressar-se individualmente e em grupo;

• Vivenciar sentimentos através da dramatização de histórias, fantasias e músicas.

4.3- Objetivos para atender os aspectos sociais e cognitivos

• Participar de atividades relacionadas à Capoeira para proporcionar alegria e prazer;

• Participar de rodas e treinamentos de Capoeira para aprender a cooperação em grupo;

• Adquirir conhecimento de regras e convívio social nas atividades da Capoeira.

4.4 – Conteúdo

Analisando os objetivos acima citados, trabalharemos as qualidades físicas destas crianças praticantes de Capoeira, e eles são:

• Resistência;

• Flexibilidade;

• Força;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com