TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capsulas Gelatinosas Duras

Ensaios: Capsulas Gelatinosas Duras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As cápsulas são receptáculos obtidos por moldagem, em geral, utilizadas para ingestão de fármacos em doses pré-estabelecidas. O invólucro da cápsula oferece relativa proteção dos agentes externos, facilita a administração e, devido suas alta solubilidade e digestibilidade no organismo, libera rapidamente o farmáco de seu interior.

As cápsulas  gelatinosas são constituídas de gelatina. Estas podem, ainda, ser de consistência dura (cápsulas gelatinosas duras), se fabricadas incluindo maiores quantidades de glicerina, sorbitol e polietilenoglicol, apresentam-se de consistência flexível e elástica (cápsulas gelatinosas moles). Estas, ao contrário das cápsulas duras, podem acondicionar soluções oleosas, suspensões e emulsões. Independentemente do tipo de cápsulas, na produção do invólucro de gelatina devem ser adicionados conservantes devido à natureza da sua composição.

O preenchimento das cápsulas gelatinosas duras pode ser manual, com  auxílio de pequenos encapsuladores manuais, ou encapsuladores semi-automáticos, ou ainda, com máquinas totalmente automatizadas. Em contra partida o preenchimento das cápsulas moles envolve uma etapa de soldagem de duas metade das unidades, o que é possível com o uso de máquinas próprias para esse fim. Por esse motivo, nas farmácias de manipulação e em pequenos laboratórios são mais comumente empregadas as duras.

As cápsulas gelatinosas duras têm sofrido significativo aumento na sua comercialização e, atualmente, essa forma farmacêutica possui grande aceitação, constituindo, ao lado dos comprimidos, as formas farmacêuticas mais utilizadas de administração oral de medicamentos (Pina etal., 1996, 1997). Esse crescimento na comercialização deve-se principalmente às vantagens de manipulação e administração atribuídas a esse produto.

Entretanto, algumas desvantagens são associadas a esta forma farmacêutica, que incluem a impossibilidade de utilização de drogas que se oxidam e/ou que são degradadas ou inativadas em meio ácido, como por exemplo, hormônios, peptídeos e enzimas. Existem situações em que o fármaco pode irritar a mucosa gástrica, causando náuseas, vômitos ou até mesmo ulcerações quando administrado por via oral. Em outros casos, a substância medicamentosa só possui eficácia quando liberada em determinada região do intestino, seja ele o duodeno, jejuno, ílio ou intestino grosso (Bodmeier, 1999; Felton etal., 1995, 1996; Kalala et al., 1996; Cole et al., 2002).

Objetivo

Observar a resistência, forma, tamanho e consistência da cápsula.

Material e Método

Ranitidina

Ácido acetilsalicílico

Amido

Lactose

Balança

Papel manteiga

Béqueres de 50 ml

Proveta de 50 ml

Gral de porcelana

Pistilo

Espátula

Cápsula n°01

Lenços de papel

Fórmula 01

Ranitidina

150 mg

Lactose

qs

Cápsula n° 01 (0,50 ml)

30 unidades

Método

Fator de equivalência do cloridrato de ranitidina (Feq = 1,12).

Determinou a densidade aparente dos pós, pesaram-se 4,5g de ranitidina e cloridrato de ranitidina tendo um total de 9 g, quantidade suficiente para a ficha de manipulação, colocou-se em uma proveta e nivelou o pó com uma captação na superfície da bancada.

Foi calculada a densidade do ativo. O procedimento foi repetido para o excipiente.

Calculou-se a quantidade do excipiente a ser adicionado à massa do ativo a partir do volume da cápsula.

Adicionou-se a lactose até completar 15 ml, misturaram-se bem os pós com auxílio de gral e pistilo durante 2 minutos. Foi posto na bandeja da encapsuladora o corpo das cápsulas abertas. Foi distribuída a mistura de pós e espalhado o conteúdo até preencher todas as cápsulas, travá-las e limpá-las com auxílio de lenços de papel.

Determinou-se o peso de 20 cápsulas individualmente e calculado o peso médio e o desvio padrão ( < 300 mg, 10%, e > 300 mg, 7,5%).

Cálculo:

Cloridrato de Ranitidina = 4,500

Ma x Feq.

Ma (Massa a ser pesada) – Feq (Fator de equivalência)

4,500x1,12=5,040mg

densidade do ativo / aparente: m / v

d=5,04mg / 9 = 0,56

d=0,56.

d=0,5x30=15ml

Resultados e Discussão

Na manipulação, as cápsulas de gelatina dura permitem ampla flexibilidade de prescrição pelo médico e o farmacêutico pode manipular cápsulas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com