TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vida Dura

Monografias: O Vida Dura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Por Caio Ianicelli

O Contexto de “Tempos Modernos”

“Tempos Modernos” (CHAPLIN, 1936) satiriza a industrialização e coloca Carlitos, personagem de Charles Chaplin, como o operário de uma fábrica na primeirametade do século XX. Ele critica de forma inteligente as técnicas utilizadas nas fábricas, mostrando os malefícios do processo de mecanização de tarefas que antes eram centralizadas nas mãos de artesãos e passam a serdesenvolvidas por máquinas, isto é, a suplantação da tradicional mão-de-obra artesanal, muito comum antes da revolução industrial se expandir no século XIX.

Em sua genialidade Chaplin demonstra, entre outras coisas, as péssimascondições de trabalho e suas consequências sofridas pelos assalariados, devido ao sistema Taylorista-Fordista, nos primeiros anos após a Grande Depressão americana de 1929.

Além disso, Chaplin expõe o controle burguêssobre o operário e o seu desajuste com a rápida evolução burguesa dominada pelo Taylorismo-Fordismo e sua ultra-especialização, que resultava na ignorância total do trabalhador em relação ao que ele mesmo produzia e oproduto final daquilo.

É importante ressaltar, também, que a idéia central do filme não é somente as divergências trabalhistas em si, mas também a busca frenética do ser humano capitalista pela felicidade. A frase do inícioda película ressalta essa última idéia: “Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade” (CHAPLIN, 1936)

O Sistema Taylorista-Fordista

No período Feudal,o espaço de trabalho era coletivo, onde o artesão participava de todo o processo de confecção da produção. O aprendizado ocorria nas oficinas onde o mestre ensinava ao aprendiz o ofício. Com o passar do tempo este sistemasofre modificações.

Em sua necessidade de agilizar os diversos processos que o cercam e facilitar sua vida, o Homem Moderno inventou a máquina. Com ela, surgiram as grandes fábricas e seu constante aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com