TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captar E Reter Talentos

Monografias: Captar E Reter Talentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Objetivos

Objetivo Geral: Identificar os benefícios obrigatórios legais e os benefícios espontâneos, oferecidos pelas empresas que trazem incentivos para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores e como forma de atrair novos talentos.

Objetivo Específico: Identificar e descrever as características de cada benefício, obrigatório ou espontâneo, oferecido pela empresa;

Apresentar os melhores benefícios oferecidos pelas empresas visando o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores e atração de novos talentos;

Justificativas

O tema do trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos benefícios sociais oferecidos pelas empresas. Esse estudo serve para termos uma visão dos benefícios em cada área de atuação, para ajudar a atrair e reter os talentos, evitando a perda desses recursos para seus concorrentes, levando em consideração que hoje em dia uns dos principais diferenciais competitivos das empresas é o capital humano.

Em recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que o mercado e a indústria brasileira sofrem com a falta de pessoal qualificado. Mostrou ainda que a dificuldade de encontrar pessoas com qualificação acontece em todas as áreas, desde os níveis gerenciais aos operacionais.

Dentro deste cenário peculiar, algumas empresas e profissionais de RH têm buscado como parte da solução oferecer pacotes com benefícios e serviços aos seus colaboradores. Como único objetivo busca reter, incentivar, estimular e atrair os profissionais qualificados que já contribuem ou que virão somar na empresa. Uma pratica cada vez mais comum e em muitas vezes é fator decisivo na hora de decidir entre uma empresa e outra.

Segundo Chiavenato (CHIAVENATO, 2009) "os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto-realização, em seqüência cronológica.

Esse trabalho tem como intenção relatar algumas das práticas e como as empresas tem sido criativas na hora de oferecer os benefícios sociais, que vão além de acordos com sindicatos ou os já estipulados nas regras e leis trabalhistas.

Também, foi elaborado um pequeno anexo demonstrando os benefícios de cada participante deste trabalho e como isso tem influenciado positivamente ou não no seu dia a dia.

Assim, esperamos que o leitor obtenha uma visão capaz de interpretar a necessidade ou interesse em implantar e/ou implementar um plano de benefícios.

1. Organização do Trabalho

O trabalho foi organizado em seis capítulos, sendo este o primeiro capítulo. No segundo capítulo falaremos a respeito da origem dos benefícios sociais, no terceiro capítulo a respeito do papel do RH na empresa e o seu papel na elaboração do plano de benefícios.

No quarto capítulo citamos os tipos de benefícios quanto a sua natureza, exigência e objetivos, no quinto capítulo falamos a respeito da implantação do plano de benefícios em uma empresa e no sexto capítulo a conclusão de nosso trabalho.

2. A Origem dos Benefícios Sociais no Brasil

Os benefícios sociais, de início eram oferecidos pelas empresas onde o trabalho era rude e havia grande dificuldade em conseguir trabalhadores por esse motivo.

Em 1939 foi criada no Brasil a Justiça do Trabalho, e com isso em 1942, surgiu a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas. Através da CLT os trabalhadores ganharam direitos e regulamentações trabalhistas até então não existiam, como férias, descanso remunerado, condições de segurança e higiene dos locais de trabalho. A CLT depois disso passou por várias revisões e outros benefícios foram criados.

Outros fatores também contribuíram como a preocupação das empresas com as pessoas e a competitividade entre as organizações pelos bons profissionais do mercado; os acordos sindicais, incentivos do governo para que as empresas possam deduzir de seus impostos parte dos valores gastos com os benefícios e a postura dos profissionais em optar pelas empresas com melhor pacote de benefícios.

3. Visão geral dos recursos humanos

A área de Recursos Humanos em uma empresa tem semelhança na razão de existir como todas as outras áreas. Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.

Então, respondendo a pergunta: o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”, ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

Em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se formos resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.

Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.

O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.

Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, expatriações, impatriações, pagamento de salários, comunicação interna, feedback, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos.

Para exercer toda essa gama de atividades, o RH se divide em áreas ou departamentos para que os profissionais possam se especializar em um dos tipos de conhecimento e oferecer para as pessoas e a empresa o que há de melhor.

Ligando a função do RH ao título do nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com