TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captação E Seleção De Talentos

Pesquisas Acadêmicas: Captação E Seleção De Talentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

Captação e Seleção de Talentos

O termo talento, refere-se a aptidão ou habilidade natural, que as pessoas tem, enfim

se destacam em algum campo, tratando- se das organizações, estas buscam selecionar pesso-

as ,que vem de encontro ao perfil que necessita .Mulder (2000),visualiza o talento organizacional, como a capacidade de alavancar, conhecimentos existentes no interior de cada

a um , e que também dependera da empresa, da motivação, da cultura, clima e gestão do co-

nhecimento.

A organização busca competências individuais, mas também é preciso motivar, pois

corre o risco, destas pessoas escolham novas empresas, por falta de estímulo. Pessoas que estão cientes quanto ao seu valor, escolhem as empresas onde querem trabalhar, e nesta disputa ganha a emprega que conseguir atrair, entre os fatores de atração, estão, a imagem da empresa, desenvolvimento, salário e carreira. Em relação a busca por talentos, tradicionalmente em que o RH, era o único responsável

em captar e selecionar , atualmente também cabe aos gerentes e técnicos da área , desta forma descentralizando o processo seletivo.

As estratégias de captação e seleção, devem ser diferenciadas, de acordo com o tipo de contratação , da natureza da atividade, a serem desenvolvidas pelo colaborador.

A partir do desenvolvimento da tecnologia, houve grandes mudanças nas relações empregado- empregador, muitas atividades, que eram executadas, apenas pelo serviço braçal, passou a ser produzidas automaticamente e em grande escala.

O conceito de cargo, ficou caracterizado, como um conjunto de atividades rotineiras, as relações de trabalho também passou por transformações, antigamente o empregado ficava vários anos em uma empresa ( emprego vitalício ), atualmente a mobilidade de pessoas é muito grande, o que se dá através do trabalho temporário , e também o serviço terceirizado.

O foco atualmente das organizações, não é a especialidade, e sim o cliente e o serviço prestado, daí a busca pelo profissional multifuncional,o mercado de trabalho, está cada vez mais exigente, quanto maior o salário,maior o nível de qualificação.

Cito que na abordagem tradicional, a seleção era mais focada na admissão, é voltado para uma visão do presente, a captação das vagas ocorre quando existir as vagas,valoriza-se a experiência , é o RH que contrata, e o empregado passa por testes e provas.

Atualmente, a seleção de pessoas e de serviços, busca identificar talentos, constituir equipes, busca candidatos proativos, que alavancam os projetos, com visão para o futuro, compromissado com o trabalho, os empregados são avaliados pelo conhecimento, habilidade e atitude, quanto a captação de vagas, o candidato é avaliado pelo RH e gerencia ( parceria), passando por dinâmicas, entrevistas, etc.

O que define, a busca por um profissional de excelência, é que a organização saiba exatamente, qual o perfil de candidato ele quer, e para isso ser claro para com o candidato, quanto as fases de seleção, mostrar a missão da empresa.

Um dos desafios das organizações , é lidar com a diversidade, tanto de etnias, limitações físicas e psíquicas, e orientação sexual, o conceito de inclusão é universal, e cabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com